Futebol

Água no chope

Na véspera do aniversário de 40 anos, Romário deu um presente para si mesmo ao marcar o gol de número 950 da carreira neste sábado, mas o Vasco tropeçou ao perder para o América por 2 a 1 em Édson Passos, em partida válida pela quarta rodada do Estadual. Os gols do América foram marcados por Santiago e Cris.

Com o resultado, o América chega aos seis pontos e passa o Vasco na classificação no grupo B. O time de São Januário também fica com seis, mas perde no saldo de gols. Na última rodada, o Vasco precisa torcer por um tropeço do América e ainda conseguir pontos contra o Friburguense, em Friburgo. O América enfrenta o já classificado Botafogo, no Maracanã.

O cenário estava todo armado para a festa do Baixinho. Antes de a bola rolar, o Vasco presenteou o craque com uma camisa em que se lia nas costas \"Reimário 40\". A mulher do atacante, Isabella, levou uma faixa: \"Parabéns. Você é o cara das nossas vidas. Bella, Bellinha e Ivy\". Pai do atacante e torcedor do América, seu Edevair, não apareceu para assistir à vitória do seu time de coração.

O jogo começou com muitos erros de passe e a torcida do Vasco gritando o nome de Ramon, que estava no banco. A primeira boa chance foi do América, aos 11 minutos, em cabeçada de Bruno Lazaroni que passou por cima do gol. Seis minutos depois, o atacante Criz aproveitou cruzamento e cabeceou para o gol, mas o árbitro Fábio Dornelas Calábria anulou o lance alegando impedimento.

Mas aos 37, não houve motivos para anular o gol. Em bela cobrança de falta, o zagueiro Santiago fez um belo gol abrindo o placar. 1 a 0 América. Mas a comemoração do time comandado por Jorginho durou pouco. Isto porque, aos 43, Alberoni lançou Romário na grande área, o Baixinho conseguiu se livrar de um zagueiro e tocou na saída do goleiro Éverton. 1 a 1. Foi o gol de número 950 do Baxinho na carreira e o quarto dele no Campeonato Carioca.

Na volta para o segundo tempo, Renato Gaúcho tirou Andrade e colocou Abedi. Mas quem assustava e jogava melhor era o América. Aos 10, Guerra recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, mas Roberto fez boa defesa. Um minuto depois foi a vez de Argeu bater bem, mas ver a bola passar por cima.

Aos 12 minutos, o técnico Renato Gaúcho promoveu a segunda alteração na equipe. Fábio Baiano, muito vaiado, saiu para a entrada de Ramon. E o América continuava a todo vapor. Aos 14, Cris recebeu na frente, ganhou da zaga vascaína na corrida e tocou por cobertura, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 16, Robert cruzou da esquerda e Santiago cabeceou forte, mas Roberto fez um milagre evitando o segundo gol americano.

Aos 25 minutos, Alex Dias foi na linha de fundo e cruzou. Romário cabeceou e a bola tocou na mão de Válber. Os jogadores do Vasco pediram pênalti, mas o juiz mandou o lance seguir. Aos 33 minutos, Alex Dias, que estava muito mal no jogo, saiu para a entrada de Bruno Meneguel.

Mas a tarde era mesmo do time comandado por Jorginho. Aos 42 minutos, Bruno Larazaroni chutou prensando com a zaga e a bola sobrou para Cris, que deu um belo giro e surpreendeu Roberto marcando o segundo gol americano. Final: 2 a 1.

Ficha técnica
América 2 x 1 Vasco
Local: estádio de Édson Passos
Árbitro: Fábio Dornelas Calábria
Renda e público: R$ 59.490,00 para 5.873 pagantes

América: Éverton, Guerra, André, Santiago e Maciel; Válber, Gaúcho (Argeu), Bruno Lazaroni e Robert (Gonzalez); Júlio Vieira (Bruno) e Cris. Técnico: Jorginho.

Vasco: Roberto, Wagner Diniz, Éder, Fábio Braz e Diego; Alberoni, Andrade (Abedi), Fábio Baiano (Ramon) e Morais; Alex Dias (Bruno Meneguel) e Romário. Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: O Dia