Vasco presta homenagem a Pelé em São Januário
Um dia após o falecimento de Pelé, o Vasco prestou uma homenagem ao Rei do Futebol em São Januário. Na tarde desta sexta-feira, o clube dedicou uma coroa de flores e expôs fotos do maior jogador de todos os tempos em frente ao estádio.
No ano passado, o Vasco presenteou Pelé com camisas do clube, um quadro com várias fotos do Rei com a camisa vascaína e uma homenagem com o título de sócio honorário do clube. Uma réplica do título também foi colocada ao lado da estátua do Almirante. Além disso, o clube expôs declarações de Pelé dizendo ser torcedor vascaíno. Dirigentes participaram da homenagem.
- O Vasco da Gama se une a todos os clubes do Brasil e a todos os amantes de futebol do mundo em homenagens ao Rei do Futebol. Temos muito orgulho de ter tido Pelé como nosso jogador em 1957 em um torneio no Maracanã. Com 16 anos, ele jogou com a camisa do Vasco em um combinado Vasco e Santos e disputou quatro partidas. Foi a estreia do Pelé no maior palco do futebol mundial, com cinco gols em quatro jogos. Ali, o técnico da Seleção decidiu convocá-lo pela primeiro vez e, no ano seguinte, ele foi campeão do mundo - disse Carlos Roberto Osorio, vice-presidente do clube.
- O Pelé representa a essência dos valores vascaínos, a lita contra o racismo e a busca por oportunidades. Mais que nenhum outro brasileiro, Pelé levou o nome do Brasil e do futebol para todos os rincões do mundo. Fazemos essa homenagem singela, mas muito sentida nessa despedida do Edson, porque a lenda do Pelé viverá para sempre - completou.
As fotos expostas na homenagem serão levadas depois para a galeria de ídolos do Espaço Experiência do Vasco.
Vascaíno desde a infância, como revelou em algumas oportunidades, Pelé jogou quatro partidas pelo Vasco antes de ser campeão do mundo. A estreia foi em um dos primeiros brilhos da carreira do Rei, no Maracanã, palco que anos depois o consagraria com o milésimo gol de sua carreira.
Aberto ao público, o velório será realizado das 10h de segunda-feira até às 10h de terça, na Vila Belmiro. O enterro, restrito aos familiares, será na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.
Fonte: ge