Futebol

Vasco precisa vencer o América e torcer pelo tropeço do Atlético-GO

Embalado, após a terceira vitória consecutiva, o Vasco enfrenta nesta terça-feira, às 21h, o América-RN, no estádio Machadão, de olho na liderança da Série B. Em segundo lugar na competição com 32 pontos – mesmo número de pontos ganhos do atual líder, o Atlético-GO, mas com uma vitória a menos (10 a 9) – o Vasco precisa vencer e secar o seu adversário direto no jogo com o Ipatinga, também nesta noite.

Motivação e incentivo é o que não vão faltar para que o time faça a sua parte. Prova disso foi o carinho com que os jogadores foram recebidos desde que desembarcaram, em Natal. No apronto desta segunda-feira, por exemplo, no centro de treinamento do ABC, mais de 800 torcedores fizeram uma grande festa para ver de perto os comandados de Dorival Júnior.

– Teremos uma partida muito difícil contra o América, que contará com o apoio da torcida. Mesmo assim, esperamos vencer para alcançarmos a liderança isolada o quanto antes – ressaltou o treinador vascaíno.

Durante o trabalho técnico, Dorival deixou uma dúvida no ar ao não confirmar a equipe. O volante Nílton cumpriu suspensão automática contra o Campinense e está à disposição. Assim como Enrico, que foi muito elogiado pelo treinador no último jogo.

– A atuação dele foi elogiável. O Enrico se entregou de corpo e alma, deu tudo que tinha. As melhores saídas de bola aconteceram pelo seu lado – destacou o treinador. – Espero que agora seja o seu momento e, de repente, que ele possa aproveitar as oportunidades que tiver daqui para frente.

No ataque, pelo menos por enquanto, o atacante Aloísio continuará no banco de reservas.

– Fiquei três meses sem jogar, então senti uma falta de ritmo contra o Campinense, mas o mais importante foi conseguir a vitória para o grupo – disse o atacante ao site oficial do clube.

Com isso, Adriano segue fazendo dupla de área com Elton. Já na lateral direita o problema prossegue com as lesões de Paulo Sérgio e Fagner, que não têm previsão de volta. Na zaga, Gian continua como titular, enquanto Titi se recupera de uma lesão. Com tantos problemas, a tendência é que o treinador mantenha o esquema 3-5-2, com Alex Teixeira jogando novamente de ala direito.

Jogos no Maracanã

O tumulto nas imediações de São Januário durante o jogo com o Campinense pode fazer com que a diretoria mude o local da última partida do turno. No último sábado, mais de 5 mil torcedores não conseguiram entrar no estádio e tentaram arrombar um dos portões, o que obrigou a Polícia Militar a usar gás lacrimogêneo para conter a confusão. Após a partida, o vice de futebol José Hamilton Mandarino admitiu a possibilidade de que o próximo jogo em casa, contra o Ipatinga, possa ser transferido para o Maracanã. Medida que não é vista com bons olhos pelo treinador.

– Isso pode facilitar a vida dos torcedores, mas nem tanto a dos jogadores – disse Dorival Júnior, que acredita que o time não pode abrir mão da força dos seu caldeirão. – Jogar no campo onde se treina é importante. Eu não abriria mão disso, mas não tenho receio de atuar no Maracanã, pois a equipe que deseja chegar longe precisa saber atuar em qualquer lugar.

Na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, houve um conflito de interesses entre a diretoria e o treinador e os jogadores. No final prevaleceu a decisão dos dirigentes e o Vasco jogou no Maracanã. Mas pode ser que a diretoria encontre um meio termo para resolver a questão. Uma saída seria jogar as partidas dos sábados à tarde no Maior do Mundo. Já os jogos de terça e sexta à noite poderiam ser disputados em São Januário.

Nesta segunda-feira o volante Mateus foi suspenso por dois jogos no julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogador já cumpriu uma partida e terá que ficar fora de mais uma.

Fonte: Jornal do Brasil