Vasco não vence desde 1998 no Durival de Britto
Apesar de não vencer desde 1998 no Durival de Britto – local da partida contra o Corinthians-PR nesta quarta, pela Copa do Brasil – o Vasco tem retrospecto equilibrado no velho estádio curitibano, considerando apenas partidas oficiais por competições nacionais. Até hoje, em nove jogos, foram quatro vitórias, contra igual número de derrotas e um empate.
Pela Copa do Brasil, porém, esta será a primeira vez que os cruzmaltinos atuarão no estádio da Vila Capanema. Das nove partidas anteriores, seis foram válidas pelo Campeonato Brasileiro da Série A, uma pela Série B e duas pelo extinto Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
O Paraná Clube, atual dono do estádio, foi o rival vascaíno em cinco partidas, e tem vantagem de três vitórias, contra apenas uma da equipe carioca, além de um empate. No ano passado, foi o responsável por uma das poucas derrotas do Vasco em sua campanha do título da Série B do Brasileiro: 3 a 1.
O time da Colina também enfrentou dois dos “antecessores” do tricolor paranaense: o Ferroviário, em 1967 (vitória cruzmaltina por 1 a 0, pelo Robertão), e o Colorado, em 1981, (derrota por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro). Neste último, o atual presidente do Vasco, Roberto Dinamite, esteve em campo, mas não pode evitar o resultado adverso.
A última vitória do Vasco no Durival de Britto veio em 1998 contra o Atlético-PR, por 2 a 1, pelo Brasileiro. O time cruzmaltino também enfrentou lá o Furacão em 1968, pelo Robertão, e venceu por 3 a 2.
Inaugurado em 1947, o Estádio Durival de Britto e Silva chegou a ser sede de duas partidas da Copa do Mundo de 1950 e foi recentemente reformulado.