Clube

Vasco encerrou as atividades de 12 esportes desde 2009

Ao longo dos últimos anos com o argumento de que “não existia alternativa, a não ser focar nos esportes que trazem receitas e são autossustentáveis”, o Club de Regatas Vasco da Gama, encerrou a atividade de nada mais e nada menos do que 12 modalidades, são elas: Karatê, boxe, aikidô, jiu-jitsu, taekwondo, vôlei de praia, handebol, handebol de praia, tênis de mesa, jazz, judô e tiro com o arco.

\"Carta


Em basicamente todos esses esportes, a queixa era a mesma, o gasto que o Clube tinha com as modalidades era quase zero, apenas com a cessão de espaço para treinamentos e competições e gastos com água e luz. Alguns esportes com o Karatê, por exemplo, quando o atleta necessitava de ajuda financeira para viagens a competições, sempre havia alguém que pudesse ajudar, Beneméritos é um grande exemplo.

Esportes como vôlei, basquete, futsal e natação ainda sobrevivem dentro do Clube, mas com uma grande incógnita. Em nenhum desses esportes temos categorias adultas, longe disso, nossas categorias de base sofrem com a falta de apoio e estrutura dada do Clube ao mesmo, com exceção do vôlei. São esportes autossustentáveis? As categorias de base, não. Então porque permaneceram? E se permaneceram, por que não buscar patrocinadores independentes ao time de futebol do Clube?

Foi isso que o Departamento de Voleibol do Vasco foi buscar, no ano de 2012 acertou patrocínio com as Óticas Carol e a Cancela Estacionamentos, possibilitando uma ajuda de custo as atletas e viagens para competições nacionais. Porque o Vasco não buscou essas alternativas para os outros esportes, como o basquete? Tão vitorioso e tão abandonado, falta estrutura, local para se jogar, falta material, só não falta garra e força de vencer e representar o Clube, dos atletas e comissões que lá estão.

Basquete, futsal e natação do Vasco são sinônimos de abandono, sem equipes adultas, conquistas cada vez mais distantes. A última competição disputada pelo Futsal Adulto do Vasco foi o Campeonato Metropolitano de 2011, onde participavam 9 equipes, as 8 primeiras se classificavam, e o Vasco? Bem, o Vasco foi o lanterna da competição. Natação, o Vasco com um Parque Aquático completamente abandonado, patrimônio do Clube deixado de lado, junto com as glórias, tradições e responsabilidade social.

Futsal e basquete não são autossustentáveis? SporTV transmite para todo o Brasil as Ligas Nacionais de Basquete e Futsal, inclusive algumas partidas do Campeonato Carioca, o Vasco com o tamanho que tem, inclusive nesses esportes, não seria capaz de conseguir um patrocinador para se autossustentar?

E a Eletrobrás? No contrato de patrocínio estava claro, dos 14,3 milhões de reais anuais que o Clube recebe, 1,8 milhão de reais deveriam ser destinados aos esportes olímpicos, paraolímpicos e projetos sociais, mas não é o que parece que está sendo feito.

Então fica a dúvida, a justificativa dada, é real?

ACOMPANHE A FAN PAGE CRVG - EM TODOS OS ESPORTES CLICANDO AQUI

Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes / SuperVasco