Futebol

Vasco cede o empate para o Bragantino no final (Confira os gols)

O Vasco deixou a vantagem escapar nos minutos finais. Após conseguir a virada, a defesa falhou e permitiu o empate de 2 a 2 com o Bragantino, nesta quinta-feira, no estádio Marcelo Stefani, em Bragança Paulista. Eduardo e Alan Kardec marcaram os gols cruzmaltinos. Bill e Nunes fizeram para o time paulista.

O jogo de volta será no dia 3 de abril, em São Januário. Quem vencer garante a ida para a próxima fase. O Vasco pode empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 que estará classificado para as oitavas-de-final. Se o placar de 2 a 2 se repetir teremos a disputa de pênalti. Empate por três ou mais gols, o Bragantino fica com a vaga. Antes disso, o time entra em campo no próximo domingo para enfrentar o Fluminense no clássico pelo Campeonato Carioca.

Após 16 jogos, o Vasco empatou o primeiro jogo nesta temporada. O time também perdeu a chance de igualar a seqüência de seis vitórias seguidas, algo que não acontece desde 2003.

Eduardo empata para o Vasco
O público no estádio Marcelo Stefani era pequeno. Mas se o Vasco não precisava se preocupar com a pressão da torcida, o mesmo não podia afirmar do estado do gramado. Com muitos buracos, o time tinha dificuldade para trocar passes.

O primeiro tempo começou com domínio do Bragantino, que aproveitou a confusão no sistema defensivo do Vasco para abrir o placar logo aos nove minutos. Moradei, que jogou no Corinthians no ano passado, deu ótimo passe em profundidade para Bill na área. Mais rápido do que o zagueiro Vilson, o atacante tocou com categoria na saída do goleiro Tiago.

A virtude do time carioca foi não se abater com o gol e logo se arrumar taticamente em campo. O resultado disso foi o gol de empate aos 18 minutos. Calisto bateu falta para o meio da área, e o zagueiro Eduardo subiu bem entre três marcadores e cabeceou no canto direito do goleiro Gléguer, que não alcançou a bola. Foi o primeiro gol de Eduardo com a camisa do Vasco. O jogador, de 25 anos, veio no início da temporada do Atlético-GO, onde quase não teve chances, e aos poucos ganhou espaço com o técnico Alfredo Sampaio. É a terceira partida do zagueiro pelo clube.

Diferentemente do Vasco, o Bragantino sentiu o gol e sofreu ainda mais pressão do adversário. O problema é que o atacante Jean, nas duas chances que teve, não esteve com o pé calibrado e mandou longe do gol. Calisto também teve uma chance, mas o chute parou nas mãos do goleiro Gléguer. Melhor para o clube paulista, que quase marcou novamente com Bill aos 37 minutos. O atacante driblou o zagueiro Eduardo na área e chutou. Mas Tiago salvou o Vasco.

Logo em seguida, aos 40 minutos, foi a vez de o Vasco responder. Morais deu lindo drible em dois zagueiros no meio-de-campo e abriu para o lateral-direito Wagner Diniz chutar cruzado. A bola passou à direita do gol de Gléguer.

Segundo tempo

Jean tenta superar a forte marcação O segundo tempo começou com o Bragantino pressionando. Por duas vezes o clube paulista quase desempatou. Primeiro com Zeziel, que recebeu na área e chutou. A bola desviou e encobriu o goleiro Tiago. Mas Jorge Luiz conseguiu evitar o gol quase em cima da linha. Na cobrança de escanteio, a bola sobra para Ney Santos, que chuta rasteiro. A bola novamente bate na defesa vascaína e saiu muito perto da trave direita.

Aos 23 minutos, cruzamento para a área do Vasco. O auxiliar marca impedimento, mas mesmo com o lance parado Ney Santos toca para o gol, Tiago defende e na sobra Nunes divide com o goleiro. Uma pequena confusão começa. E após o empurra-empurra, o árbitro dá cartão amarelo para Nunes.

O Vasco só chegou com perigo aos 29 minutos. Leandro Bomfim arriscou um chute da entrada da área e o goleiro Gléguer defendeu praticamente no meio do gol. E o gol da virada aconteceu cinco minutos depois. Calisto fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Alan Kardec se antecipou ao zagueiro e cabeceou para baixo. O goleiro Gléguer tentou defender, mas não conseguiu: Vasco 2 a 1! Alan Kardec passou a ser o artilheiro do Vasco na temporada com sete gols.

Mas a vitória escapou após uma falha de Vilson. O zagueiro errou a bola após um cruzamento para a área. Nunes dominou, conseguiu driblar Eduardo e chutou rasteiro sem chance para o goleiro Tiago, que ainda tentou defender com o pé. Era o gol de empate do Bragantino.

FICHA TÉCNICA:
BRAGANTINO 2 X 2 VASCO

Estádio: Marcelo Stéfani, Bragança Paulista (SP)
Data/hora: 20/3/2008 - 20h30min (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: José Amilton Pontarolo (PR) e Ildefonso Trombetta (PR)
Renda/público:
Cartões amarelos: Tiago Vieira, Nunes (BRA); Leandro Bomfim, Jonílson, Vilson, Calisto (VAS)

GOLS: Bill, 9\"/1ºT (1-0); Eduardo Luiz, 18\"/1ºT (1-1); Alan Kardec, 34\"/2ºT (1-2), Nunes, 41\"/2ºT (2-2)

BRAGANTINO: Gléguer, Ney Santos, Tiago Vieira, Vanderlei e César; Moradei, André Gaspar (Didi - 30\"/2ºT), Zeziel (Léo - 40\"/2ºT) e Marcinho; Bill e Malaquias (Nunes - 19\"/2ºT). Técnico: Marcelo Veiga

VASCO: Tiago, Jorge Luiz, Vilson e Eduardo Luiz; Wagner Diniz (Luizão - 39\"/2ºT), Jonílson, Leandro Bomfim, Morais e Calisto; Jean (Alex Teixeira - 15\"/2ºT) e Alan Kardec. Técnico: Alfredo Sampaio

Gols:

 

Fonte: ge