Futebol

Tiago se prepara para disputa sadia com Fernando Prass

A busca por um bom goleiro sempre foi incessante em São Januário desde a saída de Fábio, em 2004. Hoje, o torcedor se orgulha de poder dizer que tem dois bons nomes para a posição. Ambos inspiram confiança e a troca de titular se deveu a uma lesão e não deficiência técnica. Além disso, a disputa entre Fernando Prass e Tiago pela camisa 1 é sadia. E sempre supervisionada por Carlos Germano, atualmente preparador de goleiros do clube.

Tiago iniciou o ano como titular após a saída de Rafael do clube.

Após um 2008 irregular na campanha do rebaixamento, conseguiu se firmar. Zaga mais segura, longe da peneira do ano passado, parecia ser definitivamente o dono da vaga apesar dos bons treinos de Fernando Prass, recém-chegado do futebol português. Mas uma lesão no joelho direito o levou a uma artroscopia, um tempo de recuperação e a brecha para Fernando Prass. Apesar disso, Tiago reafirma o clima sadio entre os dois, amigos do elenco apesar da disputa intensa.

– Goleiro é uma posição que infelizmente só tem espaço para um.

Tem de haver respeito e isso existe entre a gente. Enquanto eu estava jogando ele me respeitou. Agora é minha vez – compreende Tiago.

Nem por isso o camisa 50 desistiu da luta. De volta aos treinos após uma outra lesão, na panturrilha direita, ele sua cada dia para provar para Dorival Júnior e Carlos Germano que pode ser de novo o titular. Mas, do outro lado, a boa fase de Fernando Prass foi respeitada. Entre as Séries A, B, C do futebol brasileiro, ele é o goleiro menos vazado, com quatro gols sofridos em 12 partidas disputadas.

– Isso acontece no futebol. Um dia você joga, no outro, não. É importante manter a postura e o ambiente saudável – destaca Prass.

O torcedor agradece!

Confira bate-bola com Tiago:

Você se lesionou e perdeu a vaga. Como é administrar isso?
É ruim sair por uma lesão. Você sempre espera voltar, jogar. Isso acontece, faz parte e você tem de tirar o aprendizado. Eu estava num bom momento, me sentindo muito bem e não deu para voltar como titular. Vou fazer de tudo para voltar novamente.

O trabalho de Carlos Germano tem influência na briga sadia?
Germano dispensa comentários. Como pessoa poucos o conhecem. É um cara muito bacana, excelente preparador de goleiros, viveu os dois lados e nos ajuda em momentos difíceis, com críticas e também com elogios.

E por que essa disputa no Vasco é tão sadia?
Vem do caráter tanto do Fernando quanto meu. Não é porque estamos aqui que devemos ser inimigos, né? Só em campo e não pode passar disso (risos). Sou uma pessoa de convivência tranquila, o Fernando também e não tem porque ter uma briga sem ser dentro de campo. Quero jogar e ele também. No futebol é assim.

Confira bate-bola com Fernando Prass:
Por que a disputa entre Tiago e você é tão sadia?
Você ter esse espírito de ser uma pessoa quando está jogando e outra quando não está jogando se deve ao caráter. Claro que, quando você joga, o humor fica melhor, você fica mais leve, mas você tem de encarar bem as duas situações. Aqui no Vasco isso acontece.

Aos 31 anos, vive o seu melhor momento da carreira?
Já trabalhei fora já do eixo RioSão Paulo e sei que é difícil. Muitas vezes temos fases maravilhosas, como já tive no Coritiba, mas não alcancei 20% da projeção que tive aqui em seis meses. É mais em termos de exposição, de visibilidade. Tecnicamente já tive fases iguais ou melhores até. Mas a projeção gera análises de que estou tendo a melhor fase da carreira.

E a convivência entre vocês, os goleiros e Carlos Germano?
Ficamos praticamente 70% do tempo juntos. Conversamosmuito durante os treinos. Cada um tem uma visão diferente e temos essa liberdade de trocar ideias.

Além de Carlos Germano, Ivan Izzo, auxiliar, também já foi goleiro

Além de Carlos Germano, a comissão técnica do Vasco conta com outro integrante experiente quando o assunto é goleiro. Ivan Izzo, auxiliar-técnico de Dorival Júnior, foi jogador da posição nos anos 80 e início dos 90. No período teve maior destaque atuando pelo Palmeiras. Foi no Parque Antarctica que Ivan Izzo conheceu e se tornou amigo do atual treinador vascaíno.

Nos treinamentos, é normal ver Ivan dando alguns palpites e incentivando os goleiros do elenco durante coletivos e trabalhos táticos.

Competitividade é fator-chave para alto nível
O alto nível de preparação dos goleiros do Vasco encontra justificativa na competitividade entre os goleiros. Tanto Fernando Prass como Tiago não gostam, enquanto titulares, de perder uma partida sequer. Nada contra o rival na briga pela vaga, mas é apenas uma maneira de não dar brecha para perturbar a cabeça de quem decide o titular da equipe.

– Num ambiente com competitividade alta o atleta melhora o rendimento porque te força a trabalhar mais, concentrar muito e errar menos – avalia Prass.

Segundo o titular do gol vascaíno, todo goleiro precisa de sorte.

Mas até certo momento.

– Com sorte, você pode enganar em um ou dois jogos. Depois aparecem qualidades e defeitos. O que a pessoa consegue é por méritos.

Carlos Germano: \"Estou muito satisfeito com eles\"
O Fernando e o Tiago são goleiros de nível de Seleção Brasileira. Estou muito satisfeito com o trabalho dos dois.

Goleiros geralmente têm um mundo particular, só nosso.

Aqui no Vasco eles sabem quando erram e, antes de eu comentar alguma coisa, eles vêm e acusam o erro. Há uma amizade, um papo no dia a dia muito bom e isso é muito saudável. É um ambiente ótimo. Fernando soube esperar o momento dele, quietinho. E o Tiago também voltou dessa forma. A briga é sadia.

Fonte: Lance