Futebol

Tenório é o segundo centroavante estrangeiro da era Dinamite

É Carlos Tenório, um equatoriano de 32 anos, ex-companheiro de time de Felipe no Al Sadd, o nome do novo atacante do Vasco. Com a fixação por mais um estrangeiro no time, a diretoria escolheu o experiente jogador, que disputou duas Copas do Mundo (2002 e 2006), fez 12 gols pela seleção — dois em Copas —, que tem o apelido de Demolidor e estava desde 2003 no mundo árabe.

O jogador chega a Atibaia amanhã, após realizar exames médicos no Rio. O acerto salarial gira em torno de R$ 180 mil mensais, por contrato de dois anos. O reforço já teria sido aprovado pelo técnico Ricardo Gomes, que ainda está afastado das suas funções em campo, mas ajuda nas contratações, indicações e contatos. Ricardo, inclusive, teria tentado a contratação do Demolidor por duas vezes quando trabalhava na França.

As primeiras palavras para a torcida do Vasco foram de promessa de gols. Tenório, que estava praticamente acertado com a LDU para voltar a jogar no Equador, se disse animado em jogar no futebol brasileiro.

— É uma mudança total na minha carreira, mas tenho certeza que vou me sair bem. É algo muito motivante — disse Tenório, que se destacou pela LDU no início da carreira no Equador.

Forte e alto (1,83m), o equatoriano disputará a vaga com Alecsandro, que sai na frente na disputa. A preocupação é que Tenório não consiga a readaptação ao futebol sul-americano, pois jogou um ano no Al Nassr, da Arábia Saudita. Depois, em 2004, foi para o Catar (Al Saad. Nos últimos anos estava no Al Nassr, dos Emirados Árabes.

Nona tentativa


Na era Dinamite, Tenório é o nono jogador contratado para a função típica de camisa 9. Passaram por São Januário veteranos (Dodô, que fez 10 gols pelo Vasco, e Aloísio Chulapa, que não fez um mísero golzinho), revelação (Rafael Coelho, apenas três gols), além de jogadores de idade intermediária, como Marcel (seis gols), Nunes (três) e Elton (51). Fora Alecsandro, ainda no clube, o time ainda apostou em outro estrangeiro, o chileno Maurício Pinilla, que não fez gol pelo Vasco.

Fonte: Extra Online