Futebol

Roberto desabafa: "Que venham as vitórias pra gente poder viver"

Famoso por suas performances expansivas no banco de reservas, quando, como um \"segundo treinador\", procura orientar os companheiros e vibrar com as atuações do Vasco, Roberto terá contra o Atlético-MG mais uma oportunidade de ser titular. Substituto de Tiago, expulso contra o Santos, ele entra em campo diante do torcedor justamente em uma partida que pode terminar com o clube na zona de rebaixamento do Brasileirão. Pressão que o atleta tira de letra.

- Tem que jogar. Futebol é assim mesmo, não tem que escolher momento de jogar. Assim é muito fácil. Nessas horas que a gente vê quem é homem. Está difícil? Sim. Se fosse pra jogar só para ganhar título seria uma maravilha, mas futebol também tem seus momentos difíceis. Eu, por ter vindo de um time pequeno, me acostumei a trabalhar com pressão. Não tem problema nenhum. Espero que para as outras pessoas também não tenham.

Ciente do trabalho que faz diariamente em São Januário, Roberto se diz pronto para corresponder a expectativa de entrar na vaga de um ídolo.

- Você treina, sabe o que fazer e se dedica. Quando é assim, você faz o que o professor manda com afinco e vontade, você nunca vai tremer em um jogo. É como um aluno que vai fazer uma prova. Se estudou, vai se dar bem. Se não estudou, vai ter que colar e não sabe o que vai acontecer. A responsabilidade está dividida para todo mundo. Quando a gente entra em campo, ninguém quer saber o tempo que está sem jogar. Tem que render.

Presente no grupo que se livrou do rebaixamento nas últimas rodadas do Brasileirão de 2005, o goleiro alerta para o equilíbrio peculiar da competição deste ano.

- Naquele ano estava pior. Eu cheguei e o time já estava na zona do rebaixamento. Depois de ter perdido de sete para o Atlético-PR. Era pressão total. Mas temos que ficar ligados porque esse ano é completamente diferente, esse ano não dá mais para pensar que vai ganhar de fulano, ganhar pontinho ali ou aqui. Está muito equilibrado.

Com 16 pontos, o Vasco é o 16º colocado na tabela, empatado com a Portuguesa, primeiro time na zona de rebaixamento.

Fonte: ge