Renato diz em entrevista que derrota histórica para o Atlético-PR foi boa
Qual o seu balanço de um ano de Vasco?
\"Foi um ano maravilhoso. Ajudei o Vasco a sair da zona de rebaixamento, levei o time para a Sul-Americana e para uma final de Copa do Brasil, que o clube nunca participou.\"
A goleada de 7 a 2 para o Atlético-PR foi seu pior momento no Vasco?
A goleada por um lado foi até boa. Corrigimos muitos erros, mas foi um momento delicado. Entretanto a partir de então começamos a melhorar até chegar onde chegamos, o que ninguém esperava. E, sem dúvida, junto com a eliminação no Campeonato Carioca foram meus piores momentos no clube.
A permanência de um ano num clube brasileiro pode ser considerada um feito?
É um feito sim. Se eu não me engano, além de mim só mais dois técnicos hoje passam de um ano sob o comando de um clube. Isso se deve a uma mistura de competência, sorte e respaldo do presidente nos momentos ruins. E até aí, deu certo. Tanto é que estamos disputando uma final.
Trabalhar no Vasco é muito diferente de outros clubes?
É diferente sim, pois aqui você trabalha com tranqüilidade, tem o respaldo da diretoria e isso é fundamental para um treinador. Além do apoio da torcida, que nunca falta.
Enfrentar o Flamengo tem algum significado especial ?
Não para mim. Especial é estar numa final de Copa do Brasil com o nosso maior rival. A partida seria especial disputada com qualquer clube, não importa o adversário.
Quais são as maiores lembranças dos tempos de Gávea ?
Toda vez que estive lá fui bem recebido e tratado como ídolo, pois ganhei alguns títulos. Então, não tenho do que reclamar do Flamengo, até pelo contrário, tenho que agradecer muito. O Flamengo é um grande clube com uma grande torcida.
O treinador Renato Gaúcho sonha em chegar à Seleção Brasileira?
Se eu falasse que não, estaria mentindo. Lógico que penso em Selação Brasileira, quando era jogador, eu pensava, não? Então, como treinador, também penso. Ainda tenho muito o que aprender, mas eu sei que vou ter competência para isso ainda.
Quando acaba seu contrato com o clube?
Eu não tenho contrato. Nosso acordo é de boca. Aqui confio em todo mundo.
- SuperVasco