Como jogador, Renato tem retrospecto negativo contra o Vasco
Como jogador rubro-negro Renato sempre levou desvantagem nos confrontos com o Vasco. Nos 14 jogos disputados, venceu três, empatou três e foi derrotado oito vezes. A decisão do Estadual de 1988 doeu fundo na alma do jogador. Um gol de Cocada, aos 41 minutos do segundo tempo, garantiu o bicampeonato cruzmaltino. Ainda por cima Renato brigou com Romário no fim da partida e os dois acabaram expulsos.
A maré de azar acabou quando ele passou a comandar a equipe cruzmaltina. Nos três clássicos disputados até agora, Renato ganhou todos e está invicto contra o time da Gávea.
Carreira - Como jogador seus principais clubes no Brasil foram o Flamengo, Cruzeiro, Fluminense e o Grêmio. Renato também jogou na Itália, pela Roma. Pelo Fluminense, teve como fato marcante o \"gol de barriga\" contra o Flamengo na final do estadual de 1995.
No Flamengo Renato virou ídolo e participou das conquistas da Copa União, foi Campeão Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil, em1990. Pelo Grêmio foi campeão da Copa Libertadores da América em 1983 e do Mundial interclubes em Tóquio, no mesmo ano.Na decisão do Mundial Interclubes, Renato fez os dois gols da vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Hamburgo.
- SuperVasco