Futebol

Quantidade x qualidade (Duelo de História - Vasco x Flamengo)

Rivais de longa data – o primeiro confronto foi em 29 de abril de 1923 –, Flamengo e Vasco possuem história especial em Campeonatos Brasileiros. Enquanto o time de São Januário prima pela regularidade, o Rubro-Negro se destaca pelo poder de decisão.

Os dois times mais populares do Rio de Janeiro podem se orgulhar de nunca terem ficado fora de um Brasileirão. Quando são levadas em consideração as campanhas que têm feito desde 1971, ano da primeira edição, o Gigante da Colina tem ampla vantagem. Afinal, terminou na frente do Flamengo 21 vezes, contra apenas 15 do rival.

Porém, a festa dos vascaínos termina por aí. Nas cinco vezes em que chegou na final, o time da Gávea sagrou-se campeão. O número é tão significativo que o Flamengo é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro há 15 anos. Já o Cruzmaltino chegou a seis finais da competição e venceu quatro.

O maior poder de decisão dos rubronegros também se deu contra o rival. Por três vezes, o Clássico dos Milhões decidiu diretamente o destino de um título brasileiro. Em 1983, o Flamengo de Zico enfrentou o Vasco de Roberto Dinamite, pelas quartas-de-final. O Rubro-Negro venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e, ao empatar o segundo em 1 a 1, seguiu em frente rumo ao tricampeonato brasileiro.

Nove anos depois, o time liderado por Júnior superou o de Bebeto na segunda fase do Brasileiro. Com a vaga na final, o Flamengo derrotou o Botafogo e foi campeão pela quinta vez. Em 1997, Edmundo foi às forras e marcou três gols na goleada do Vasco por 4 a 1. O resultado garantiu o time na final contra o Palmeiras. No fim, o Cruzmaltino foi tricampeão brasileiro.

Fonte: Lance