Futebol

Para manter o sonho ainda vivo no Vasco

Quando entrarem no gramado do Maracanã hoje, às 21h45, para o último clássico carioca do ano, os jogadores de Vasco e Flamengo terão que lidar com a obrigação da vitória, e, sobretudo, com a missão de recolocar seus clubes na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Para isso, um duelo promete fazer a diferença: Leandro Amaral, o artilheiro dos clássicos e carrasco do Flamengo, contra Rodrigo Arroz, jovem zagueiro rubro-negro, que tentará substituir Fábio Luciano, à altura.

Em São Januário, a ordem é atacar. O próprio Celso Roth deu sua explicação, embora não muito ortodoxa:

“O pessimista procura se defender, tentando garantir um empate para fugir do rebaixamento. Mas o otimista, aquele que parte para cima e tenta ganhar o jogo, terá boas possibilidades de conquistar a vaga na Libertadores”, filosofou. E suas armas passam por Leandro. O artilheiro do Vasco no campeonato com dez gols, já fez seis nos sete clássicos em que foi titular este ano. Além de ter marcado três vezes nas quatro oportunidades que enfrentou o Flamengo.

Pelo lado rubro-negro, a novidade fica por conta do jovem Rodrigo Arroz, que terá a missão de parar o artilheiro vascaíno. Ciente da qualidade do rival, Arroz mostrou respeito:

“Ele é um grande jogador, que não costuma desperdiçar as oportunidades e, por isso, requer atenção especial”, elogiou.
O zagueiro rubro-negro, inclusive, foi lançado pelo hoje treinador do Vasco, Celso Roth, em 2005. Quando soube que Arroz foi confirmado como titular, Roth fez questão de elogiá-lo:

“Ele tem muitas qualidades, marca muito e tem bom posicionamento. Teremos dificuldades”, previu.

Já Joel preferiu evitar comparações em relação ao último clássico:

“O jogo é diferente, estávamos muito desfalcados. Falaram muita coisa, mas cada um deve cuidar de sua casa”, alfinetou claramente Celso Roth, que o havia criticado no último jogo.

VASCO

Sílvio Luiz, Jorge Luís, Júlio Santos e Vilson; Wagner Diniz, Andrade, Perdigão, Conca, Marcelinho e Rubens Júnior; Leandro Amaral Técnico: Celso Roth

FLAMENGO

Bruno, Rômulo, Rodrigo Arroz, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Cristian, Ibson, Toró e Juan; Maxi (Renato Augusto) e Souza
Técnico: Joel Santana

Estádio: Maracanã
Hora: 21h45m
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Observador: João José da Silva Loureiro

Fonte: Jornal dos Sports