Futebol

Roth x Joel: o duelo das pranchetas

Na atual conjuntura do futebol moderno, o esquema tático se tornou fundamental. E no confronto tático entre Joel Santana e Celso Roth, algumas novas armadilhas foram criadas para tentar surpreender o adversário. O Rubro-Negro larga na frente por já ter testado o novo esquema contra o Paraná.

Joel utilizava, até pouco tempo, a famosa formação com três cabeças-de-área de origem. Rômulo atuava como um terceiro zagueiro, caindo pelo lado direito e deixando Fábio Luciano como um líbero. No meio-de-campo, Cristian e Jaílton eram encarregados de fazer a proteção da defesa e, com isso, Leonardo Moura e Juan, preocupavam-se apenas em atacar, sem a obrigação de cuidar da marcação. Ibson ou Toró chegavam ao ataque — como homens de criação - em um moderno esquema que o próprio Joel chamou de 5-5.

Com a contusão de Jaílton, Joel inverteu o meio-de-campo. Cristian passou a ficar centralizado como o primeiro do setor, com Ibson e Toró atuando juntos, idéia improvável até então. Nas laterais, Léo Moura e Juan não sobem mais juntos para o ataque.

O esquema do Vasco
No Vasco, Celso Roth adotou uma postura mais ofensiva. Com a expulsão de Amaral contra o Botafogo, o treinador repensou a idéia de não escalar Perdigão e Andrade juntos, preterindo o reserva imediato, Roberto Lopes. Agora, Andrade terá que desempenhar a função do companheiro suspenso. A grande mudança, no entanto, não é essa.

No clássico de domingo, Roth colocou Marcelinho auxiliando Dário Conca na criação. Com isso, se antes ele jogava com dois atacantes — Leandro Amaral e Alan Kardec ou Enílton —, agora, Leandro fica como o único jogador de ofício na frente. As laterais também sofreram alterações. O técnico vascaíno percebeu que Wagner Diniz e Rubens Júnior estavam sendo muito visados pelos treinadores adversários e resolveu prendê-los mais um pouco.

Entretanto, o Flamengo será o primeiro grande rival contra o qual Roth poderá liberar mais seus laterais, pois essas são as principais armas dos dois times. Só saberemos quem se sairá melhor depois dos 90 minutos.

Fonte: Jornal dos Sports