Futebol

Opinião: Como Milton Mendes transformou o Vasco de Cristóvão

Milton Mendes ainda não completou um mês no comando do Vasco e comandou a equipe apenas em seis partidas. Apesar disso, os números deixam claro a mudança com relação à equipe que era dirigida por Cristóvão Borges.

Nos 14 jogos em que comandou a equipe em 2017, Cristóvão acumulou sete vitórias, dois empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 54,76%, que levantou questionamentos principalmente após a derrota para o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara e a eliminação para o Vitória na Copa do Brasil, que acabou lhe custando o emprego.

Com Milton Mendes, o Vasco ainda não perdeu e tem um aproveitamento de 78% dos pontos disputados, com quatro vitórias e dois empates. Além disse, pôde comemorar a primeira conquista do ano no último domingo, ficando com o título da Taça Rio com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo.

Todos os setores da equipe apresentaram evolução após a troca de treinadores. Na defesa, a média de gols sofridos com Cristóvão era de 1,21 por partida. Com Milton Mendes foram apenas dois gols sofridos em seis jogos, derrubando a média para 0,33 por partida.

No ataque, a média também melhorou, saindo de 1 gol por partida nos 14 primeiros jogos do ano, para 1,33, com oito gols marcado nos 6 jogos da "era Milton Mendes".

O jogador que parece ter melhor se aproveitado da mudança de comando foi justamente o atacante Yago Pikachu, que não havia balançado a rede uma vez sequer em 2017 até a chegada do novo treinador. Desde então, já balançou a rede em três oportunidades.

Agora o Vasco se prepara para a disputa da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A disputa será em jogo único, marcada para este sábado (22), às 19 horas (de Brasília), ainda sem lugar definido. O outro finalista sairá do confronto entre Flamengo e Botafogo.

Fonte: ESPN Brasil