Futebol

Maratona de jogos muda treinamento dos jogadores do Vasco

Três jogos em seis dias, uma maratona que vem colocando à prova o condicionamento físico do grupo vascaíno. Preocupado, o preparador Celso de Resende diminuiu o ritmo nas semanas mais puxadas e vem priorizando a recuperação dos jogadores. Com tantos jogos seguidos, todo tempo livre é aproveitado. Por isso, a comissão técnica tem evitado viajar imediatamente após as partidas fora de casa para que os atletas possam descansar um pouco mais.

– O espaço de tempo é muito curto para os jogadores se recuperarem. Em Goiânia, por exemplo, na manhã seguinte após o jogo com o Vila Nova, fomos para a academia fazer um trabalho de relaxamento muscular na academia do hotel – explicou o preparador físico.

Outro fator que vem atrapalhando o trabalho de Celso é o número elevado de contusões da equipe. Só na última semana, o técnico Dorival Júnior perdeu dois titulares, Fagner e Jeferson, que se juntaram a Ramon e Carlos Alberto, além de Rodrigo Pimpão e Fernando, que já estavam no estaleiro há mais tempo.

Capitão confirmado

Mas depois de tantos problemas, o treinador terá a volta de jogadores importantes para o próximo jogo. No confronto contra o Bahia, na Fonte Nova, o capitão Carlos Alberto estará de volta.

– Ele vem treinando forte e está cansado. Ele vem de uma pegada forte e amanhã (hoje) vai treinar normalmente – revelou Celso de Resende. – A vantagem do Carlos é que ele se dedica muito aos treinos e aguenta um ritmo mais puxado.

Já o atacante Rodrigo Pimpão terá que esperar um pouco mais. Na última quinta-feira ele começou a trabalhar com bola, mas segundo Celso sua volta aos treinos não será imediata.

– Ele ainda não está totalmente liberado para trabalhar com bola. Tanto que não foi liberado para participar de coletivos, o que deve acontecer somente esta semana.

Celso de Resende revelou que um dos problemas que tem atrapalhado a volta do atacante é a falta de massa muscular.

– O Pimpão saiu do futsal para o futebol e não tem a mesma massa muscular que a maioria dos jogadores. Ele tem feito um trabalho específico para ganhar mais massa e temos tido todo o cuidado para ele não voltar a se lesionar.

A tendência é que Pimpão esteja à disposição de Dorival Júnior só para o jogo do dia 28 contra o Fortaleza, em São Januário. Outro que deve voltar em dez dias é o lateral Fagner. O jogador sofreu uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita no jogo com o Vila Nova e já começou o tratamento médico.

Fonte: Jornal do Brasil