Futebol

Mais jovem em comparação ao ano passado, Vasco desenha time para 2023

O Vasco versão 2023 está em formação. E ainda sequer foi a campo oficialmente na temporada, já que os dois jogos disputados até aqui, contra River Plate e Inter Miami, ambos nos Estados Unidos, foram amistosos. Mas já dá para dizer ao menos que será uma equipe mais jovem em comparação com os últimos anos.

Dos nove reforços contratados até o momento, sete viajaram e foram a campo na pré-temporada realizada nas cidades de Orlando e Fort Lauderdale, na Flórida. De Lucca, com lesão muscular, e Robson Bambu, em processo de recondicionamento, ficaram no Rio de Janeiro.

A chegada de quase um time inteiro, somada à saída de jogadores com idade mais avançada (Yuri Lara, 28 anos; Quintero, 27; Matheus Ribeiro, 29; entre outros) rejuvenesceu o elenco. O atleta mais velho contratado até aqui é o volante Jair, de 28 anos.

O time titular rascunhado por Maurício Barbieri na vitória sobre o Inter Miami, no sábado passado, tem média de 25 anos de idade. O treinador mandou a campo Ivan; Puma, Miranda, Léo e Piton; Zé Gabriel, Jair e Nenê; Eguinaldo, Gabriel Pec e Pedro Raul.

Essa média ainda pode despencar com as entradas de Figueiredo (21 anos), Marlon Gomes (19) e Orellano (22).

É uma diferença notável em comparação com a equipe que foi titular no último jogo do ano passado, na vitória por 1 a 0 sobre o Ituano, pela rodada derradeira da Série B do Brasileirão: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Boza, Conceição e Luiz Henrique; Yuri, Andrey e Nenê; Gabriel Pec, Figueiredo e Raniel. Média de 28 anos de idade - que só não foi mais alta porque o lateral-esquerdo Edimar, 36 anos, estava suspenso.

Em setembro do ano passado, Josh Wander, sócio-fundador da 777, disse o seguinte em entrevista ao ge:

- Nossa marca será a de um futebol jovem e agressivo, vamos apostar nos talentos incríveis que existem no Brasil. É algo que fazemos ao redor do mundo. Naturalmente os jogadores que procurarmos selecionar deverão se encaixar nesse estilo de jogo.

A contratação de jogadores jovens e com margem de desenvolvimento tem sido uma premissa da administração da 777 Partners, que procura o equilíbrio entre contratações pontuais feitas para preencher uma lacuna na equipe, como foram por exemplo as de Jair e do goleiro Ivan, e atletas com menos idade que podem significar lucro no futuro. Os objetivos financeiro e esportivo andam lado a lado no processo de construção do elenco.

Lucas Piton, 22 anos, chega com a marca de 106 jogos disputados pelo Corinthians na bagagem. Léo, 26, era titular na defesa do São Paulo e tem mais de 300 jogos na carreira, somando as passagens por Bahia, Fluminense e Londrina.

Orellano, 22, tem 116 partidas e 11 gols marcados com a camisa do Vélez. Pedro Raul, 26, foi o vice-artilheiro do Brasileirão no ano passado e marcou 26 gols pelo Goiás. São jogadores que, apesar de jovens, de certa forma provaram seu valor em anos recentes.

O Vasco tem mais um goleiro no alvo: Léo Jardim, do Lille. E ainda está atrás de um meia de peso para reforçar o elenco. A equipe volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca.

Fonte: Globo Esporte