Clube

Atrito entre Vasco e Governo do Rio sobre o Maracanã retorna e gera tensão

Os atritos entre o governador Cláudio Castro e a diretoria do Vasco sobre a licitação da administração do Maracanã voltaram, após um período de paz entre as partes, e geram tensão em São Januário.

  • No último domingo, Castro publicou em suas redes sociais um vídeo em que fala sobre "convicção de que o Maracanã deve ser administrado por clubes de futebol e não simplesmente por empresas".
  • Além disso, chamou a 777 Partners, empresa que adquiriu 70% das ações da Vasco SAF, de "tal fundo 777".
  • A publicação foi motivada, segundo Castro, para desmentir uma nota publicada na coluna de Lauro Jardim, no "O Globo". Ela se referia a uma reunião entre o Governo e representantes do Cruz-Maltino, em dezembro.
  • Na Colina, segundo o UOL Esporte apurou, causou estranheza o fato de Cláudio Castro ter publicado o vídeo mesmo após nota enviada à imprensa por Carlos Osório, vice-presidente Geral do clube, ainda na tarde de domingo.
  • As falas sobre "clubes e não empresas" geraram dúvidas nos dirigentes e torcedores, mas alguns integrantes do clube apontam que a Vasco SAF está registrada na CBF e Ferj, e tem jogadores de futebol vinculados a ela, o que pode caracaterizá-la como clube.
  • A proposta é que a Vasco SAF administre o local em parceria com a W/Torre e Legends.

Atrito e paz

O assunto Maracanã já foi motivo de atritos anteriores entre o Vasco e o poder público. O mais forte deles, em novembro, quando houve a renovação do termo de permissão de uso do Maracanã à dupla Flamengo e Fluminense, o que pegou o Cruz-Maltino de surpresa.

  • O processo de concessão pública do Maracanã, que aconteceria no dia 27 de outubro, foi suspenso a partir de um pedido da secretaria-geral de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
  • Pouco depois, houve a extensão do vínculo já vigente com os rivais. À época, o Cruz-Maltino contestou os termos para que a prorrogação fosse alinhada.
  • A notícia gerou mal-estar e a extensão do contrato chegou a ser classificada como "absurda", segundo pessoas ouvidas pelo UOL Esporte na ocasião.
  • Em dezembro, porém, a relação ficou mais amena e o Vasco chegou a recuar sobre a possibilidade de levar o tema aos tribunais, mas afirmou que aguardaria atentamente o andamento do processo.

    "Sobrou" para Romário

    No vídeo publicado por Claudio Castro, Romário, que é senador e pertence ao PL, partido do governador, comentou com emojis de palmas.

    A reação às falas de Castro irritou uma parcela dos torcedores do Vasco.

    Nas redes sociais, houve até mesmo movimentação para a destruição da estátua do ex-jogador que fica localizada atrás de um dos gol de São Januário -- em homenagem ao milésimo gol.

 

Romário foi revelado pelo Vasco e tem quatro passagens pelo clube, sendo campeão do Brasileiro, da Copa Mercosul e Carioca.

Fonte: UOL Esporte