Lédio Carmona analisa final do Campeonato Carioca
Após muito sofrimento, o Flamengo conseguiu chegar ao 33º título do Campeonato Carioca, no empate por 1 a 1 com o Vasco. Mas o jogo, além de polêmico, já que o gol do volante rubro-negro Márcio Araújo foi marcado em posição de impedimento, também foi muito nervoso. Além disso, as duas equipes economizaram na criação de chances claras de gol. Por conta disso, o comentarista Lédio Carmona não gostou muito da qualidade do confronto deste último domingo, embora reconheça que o desfecho foi arrebatador.
- Foi um jogo horroroso tecnicamente, muito ruim. Com um final arrebatador. Uma final polêmica que acabou sendo histórica para os rubro-negros e muito, muito amarga para os vascaínos. Vai dar muito o que falar, muita polêmica. O gol (do volante Márcio Araújo) foi em impedimento. Mas foi um jogo ruim, o que já é um aviso para o Flamengo na Série A e o Vasco na Série B - disse.
O Vasco abriu o placar aos 30 da etapa final, com Douglas cobrando pênalti. O Flamengo chegou ao empate com Márcio Araújo, aos 45, aproveitando rebote da cabeçada do zagueiro Wallace, e marcando em posição irregular. Para Lédio, os vascaínos erraram ao recuar.
- Flamengo não ameaçou o gol do Vasco, que estava bem fechado. Só acho que os vascaínos cometeram um erro entre o gol do Douglas e o gol do Márcio Araújo, polêmico. Recuaram muito. O Vasco perdeu qualquer possibilidade de contra-ataque. Tanto que os vascaínos marcaram aos 30 do segundo tempo e o Flamengo foi todo para frente, de forma atabalhoada, sem conseguir criar nada. E o Vasco não forçava no contra-ataque com Bernardo aberto de um lado, Douglas desgastado do outro. Porque o Adilson, na minha opinião, errou ao tirar o Thalles - afirmou Lédio.
Edinho e Lédio também observaram que o técnico Adilson Batista insistiu em permanecer com três volantes, mesmo precisando vencer a partida. Os comentaristas também notaram que o Flamengo não conseguiu aproveitar bem o espaço para contra-ataque, pois erraram muitos passes. O goleiro vascaíno, Martin Silva, chegou a interceptar algumas jogadas rubro-negras.
O pênalti convertido por Douglas nasceu em falta que o zagueiro Frickson Erazo cometeu em cima de Pedro Ken. Edinho acredita que a atitude do rubro-negro foi precipitada. Para Lédio Carmona, o início da trajetória do equatoriano com a camisa do Flamengo não está nada boa.
- Esse início do Erazo no Flamengo pode garantir um fim. Mas um meio, do jeito que ele está indo, acho que não vai ter. Só início e fim. Ele é muito atabalhoado, não consegue acertar e ficou marcado nos jogos decisivos - disse.
Sobre as expulsões de Chicão, pelo lado flamenguista, e do vascaíno André Rocha, Lédio acredita que o árbitro Marcelo de Lima Henrique optou por colocar os atletas para fora para segurar o jogo.
- Ele escolheu esse lance para expulsar um de cada lado para ver se segurava o jogo. E conseguiu, na parte disciplinar. Depois ele se enrolou na parte técnica - opinou.
Na projeção dos times cariocas para o restante da temporada, o comentarista Edinho acredita que não há, no Rio de Janeiro, nenhum grande time para o Campeonato Brasileiro. Enquanto Flamengo, Fluminense e Botafogo disputarão a Série A, o Vasco jogará a Série B.
- Não existe um grande time no Rio de Janeiro. O Flamengo tem dificuldade quando tem que articular a partida. Quarta-feira (na derrota para o León, pela Libertadores) já mostrou isso. Hoje era responsabilidade do Vasco da Gama partir para cima. O Fla se fechou e jogou na sua característica de contra-ataque. Quando o Vasco fez o gol e os rubro-negros tiveram que se abrir e se articular, teve dificuldade.
Embora tenha o mando de campo, o Flamengo vai a Brasília para enfrentar o Goiás, no Mané Garrincha, pela estreia do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, às 18h30. Já o Vasco faz seu primeiro jogo na Série B de 2014 contra o América-MG, em São Januário, no sábado, às 16h20.
Fonte: SPORTV