Futebol

Fernando Prass diz que Vasco está calando a boca dos críticos

RIO - Agora é contagem regressiva para a torcida do Vasco: líder do Brasileiro e classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana, o time de São Januário está a 13 jogos de um fim de ano histórico. Vencedor da Copa do Brasil no primeiro semestre, o clube está na briga por uma inédita tríplice coroa. Em 113 anos, o Vasco nunca conquistou três competições de grande porte na mesma temporada.

- Este ano a gente está dando prova atrás de prova de que estamos muito maduros. Começamos o ano muito mall, ninguém apostava em Copa do Brasil, nem no Brasileiro, pensaram que íamos largar de mão a Sul-Americana. Quem viu o jogo (a goleada de 8 a 3 sobre o Aurora), viu um time que dividia todas as bolas, em cada gol sofrido ia buscar a bola no fundo da rede, não corremos esse risco de menosprezar ninguém - comentou o goleiro Fernando Prass, um dos líderes do atual elenco, nesta quinta-feira.

Por coincidência, outros dois jogadores que são referência para os mais jovens, os hoje veteranos Juninho Pernambucano e Felipe, estavam presentes em outras duas grandes temporadas do Vasco: 1998, quando o time foi campeão estadual e da Libertadores, e 2000, quando ganhou o Brasileiro pela última vez e levantou também a Copa Mercosul. Em 1958, outro ano de ótimas lembranças para o torcedor, o Vasco também conquistou dois títulos oficiais: Carioca e Torneio Rio-São Paulo.

Vasco fará segundo jogo das quartas de final em casa

Nesta quinta-feira, a Conmebol informou as datas dos confrontos com o Universitário, pelas quartas da Sul-Americana. Mais uma razão para comemorar: o primeiro jogo será em Lima, no dia 2 de novembro, e a decisão da vaga será em casa, dia 9. No caminho para o título, o Vasco terá pela frente, caso se classifique para a semifinal, Arsenal de Sarandi ou Universidad de Chile, carrasco do Flamengo nas oitavas. Numa eventual decisão, os possíveis rivais são Santa Fé, que eliminou o Botafogo, Vélez Sarsfield, LDU e Libertad.

Mas até lá muita bola vai rolar. E não apenas na Sul-Americana. Domingo, o Vasco faz o primeiro dos sete jogos que vão decidir o Campeonato Brasileiro. O adversário é o São Paulo, que foi eliminado pelo Libertad na Sul-Americana e jogará desfalcado de Luís Fabiano e provavelmente do goleiro Rogério Ceni, ambos lesionados. Sem vencer há sete rodadas, o tricolor paulista ainda sonha com o título brasileiro: atualmente é o sexto colocado, com 49 pontos, oito a menos que o time carioca. Por isso, a vitória em casa terá valor duplo: manterá o Vasco na ponta e praticamente servirá para tirar o São Paulo do páreo. Uma preocupação a menos na busca do pentacampeonato brasileiro.

A torcida já começa a fazer sua parte para empurrar a equipe à vitória. Nesta quinta-feira, foram vendidos mais de 5.600 ingressos, esgotando a carga destinada à arquibancada Social. As entradas para os demais setores começam a ser vendidos nesta sexta.

O Vasco lidera o Brasileiro com 57 pontos, dois à frente do Corinthians, que recebe o Pacaembu, também no domingo. Os três rivais cariocas vêm a seguir: Botafogo e Flamengo, ambos com 52 pontos, e Fluminense, quinto com 50. E os três ainda cruzarão o caminho do Vasco na reta decisiva. Primeiro, o alvinegro, dia 13 de novembro; o Fluminense será o adversário na penúltima rodada, e o Flamengo, na última, dia quatro de dezembro.

Fonte: Globo Online