Futebol

Ferj anuncia os grupos do Carioca 2009

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou na tarde desta terça-feira, em reunião realizada da sede da entidade, os grupos do Campeonato Carioca de 2009. Mantido o número de 16 clubes na competição - mudança que começou a valer este ano, uma vez que até 2007 eram 12 participantes - Vasco e Fluminense caíram no Grupo A, ao lado de Madureira, Resende, Cabofriense, Duque de Caxias, Americano e Tigres; e Botafogo e Flamengo ficaram no Grupo B, junto a Bangu, Macaé, Friburguense, Boavista, Volta Redonda e Mesquita.

O jogo de abertura será entre Flamengo, atual bicampeão, e Friburguense, dia 25 de janeiro, no Maracanã. No entanto, a partida pode mudar de data caso o Rubro-Negro garanta uma vaga na Taça Libertadores - no Brasileirão a equipe está na zona de classificação, faltando três rodadas para o fim do campeonato. Dois grandes têm estréia marcada para fora de casa: o Botafogo enfrenta o Boavista, e o Fluminense pega o Cabofriense. Já o Vasco começa a sua campanha contra o Americano, em São Januário.

Toda a tabela e o regulamento ainda serão anunciados, e um primeiro momento a Ferj não deve divulgar dia e horário dos jogos, mas o Carioca do próximo ano já tem uma mudança em relação ao campeonato de 2008: os grandes terão de jogar fora de casa. No caso, Flamengo e Fluminense não mandarão todos os jogos no Maracanã, assim como o Botafogo não usará sempre o Engenhão, e o Vasco, São Januário.

Mas nem todos os estádios dos clubes considerados pequenos estão liberados, seja para receber os quatro grandes ou qualquer outra partida. Raulino de Oliveira (Volta Redonda), Eduardo Guinle (Friburguense), CT do Tigres e Edson Passos (do América, rebaixado à Série B do Estadual, e que deverá ser usado pelo Madureira) estão prontos para receber qualquer partida.

O Tricolor suburbano teve o seu estádio, Conselheiro Galvão, vetado para jogos contra Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. No mesmo esquema estão o Marrentão (Duque de Caxias) e o Trabalhador (Resende).

Alguns estádios ainda dependem da entrega de laudos técnicos e de inspeção para que os clubes consigam liberá-los. São eles Godofredo Cruz (Americano), Moça Bonita (Bangu), Eucy Rezende (Boavista) e Alair Corrêa (Cabofriense).

Dois, por sua vez, foram definitivamente vetados para qualquer confronto: Louzadão, do Mesquita, e Cláudio Moacyr, do Macaé. Este último não ficou pronto a tempo, e o clube irá mandar seus jogos no Ary de Oliveira e Souza, do Goytacaz.

Fonte: Globo Esporte.com