Futebol

Espião Estatístico analisa o Vasco sem Talles

Vivendo momentos distintos no Brasileiro, Vasco e Botafogo duelam nesta quarta-feira pela 26ª rodada, às 21h30, em São Januário. O confronto marca o primeiro jogo do Cruzmaltino sem Talles Magno, convocado pela Seleção Sub-17, e a reestreia de Alberto Valentim no comando do Glorioso. Para tentar entender como será o duelo, o Espião Estatístico destrinchou o desempenho do Vasco antes e depois da ascensão da sua joia e a última passagem do recém-chegado técnico botafoguense.

Representando o Brasil no Mundial Sub-17, Talles Magno será uma ausência sentida no Cruzmaltino nas próximas rodadas. Veloz e muito habilidoso, o atacante não precisou de muito tempo para agradar à torcida. Debutou na 7ª, justamente na derrota para o Botafogo por 1 a 0, quando o Vasco estava na lanterna da competição. Mas é um dos responsáveis pela recuperação da equipe no Brasileiro, onde ocupa a 12ª colocação. Com Talles, o time tem um aproveitamento de 42,2%: 15 jogos, com 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Já sem a sua principal revelação, o Vasco disputou 10 jogos, com 3 vitórias, 3 empates, 4 derrotas e 40% de aproveitamento. O camisa 43 fez dois gois na competição.

Sem a presença do seu atacante que quebra as linhas defensivas, a equipe pode se apoiar em um velho conhecido: Yago Pikachu. O polivalente jogador lidera a artilharia da equipe e o índice de mais participações em gols. Autor de três gols (incluindo o da vitória contra o Fortaleza no último domingo) e dono de uma assistência, Pikachu foi esteve diretamente ligado a 18% dos 30 gols anotados.

Novo Comando

Em 2018, Alberto Valentim permaneceu 126 dias (4 meses) no Botafogo e conquistou o Campeonato Carioca. Foram 25 jogos, com 11 vitórias, sete empates, sete derrotas e 53% de aproveitamento. No período de Valentim do clube, o Glorioso marcou 33 gols marcados (1,32 por jogo) e sofreu 30 gols (1,2 por partida).

O treinador chega para tentar reverter o péssimo momento do time. Com apenas uma vitória e quatro derrotas nos últimos cinco jogos, o clube está a cinco pontos do CSA, o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Clube chegou a ficar na 7ª colocação após a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, pela 14ª rodada. Depois desse duelo, disputou 11 jogos, com duas empates, sete derrotas e somente duas vitórias (24% de aproveitamento).

O time tem o quinto pior ataque do Brasileiro, ao lado do Vasco, com 22 gols marcados, melhor do que Avaí (13), CSA (15), Chapecoense (19) e Cruzeiro (19). Além disso, o Botafogo atualmente é o time que menos finaliza no Brasileirão, com média de 9,32 por partida. O jogador que pode ajudar o Glorioso a reencontrar o caminho dos triunfos é Diego Souza. Artilheiro do time ao lado de Alex Santana, com cinco gols cada, o atacante também deu uma assistência e participou de 27% dos gols botafoguenses.

O duelo

O jogo marca o 11º clássico do Vasco em 2019. Até aqui, o time da Colina venceu três, empatou três e perdeu quatro (40% de aproveitamento). Já o Botafogo disputará o seu oitavo clássico. Com o retrospecto de duas vitórias, dois empates e três derrotas, o time tem 38% de aproveitamento. Em 2019, as equipes se enfrentaram em duas oportunidades, o Botafogo triunfou uma vez, e o outro jogo terminou empatado.

Fonte: SPORTV