Futebol

Dia de fazer as pazes com a vitória

Sem vencer no Brasileiro há cinco rodadas, o Vasco tem no jogo de hoje contra o Santos, às 16h, a oportunidade perfeita para quebrar essa seqüência de resultados ruins. Com apenas dois pontos conquistados nos últimos 15 disputados, o time caiu da terceira para a oitava colocação. Para não deixar o sonho da Libertadores morrer, os vascaínos entram em campo para fazer valer o ótimo retrospecto que o time tem na Vila Belmiro, onde não perde há quatro anos ou três jogos.

Se São Januário, onde o Vasco ficou mais de um ano sem perder e foi derrotado apenas pelo líder e o vice-líder do Brasileiro, tem feito a diferença para o Vasco na competição, o retrospecto vascaíno no estádio do Santos não deixa a desejar. Em 12 confrontos na Vila, o Vasco mais venceu que perdeu. São quatro vitórias, duas nos dois últimos Brasileiros, contra apenas três derrotas, a última, em 2003. Mesmo desconsiderando essas estatísticas, o técnico Celso Roth acredita que jogar na Vila Belmiro fará bem a seus comandados. Será tudo uma questão de adaptação.

“A Vila é um belo estádio, com um gramado muito bom, mas, como é um campo muito rápido, vamos ter que nos adaptar para buscar os três pontos”, disse o treinador, confiante na terceira vitória vascaína fora de casa no Brasileiro.
Para Roth, melhorar o aproveitamento como visitante, um dos piores entre as equipes do Brasileiro, é um importante passo para buscar a vaga na Libertadores de 2008.

Mesmo confiante, o treinador vascaíno sabe que o confronto com um adversário direto por essa vaga será difícil.

“É bom lembrar que o Santos está na nossa frente, tem um bom time e vai buscar a vitória também”, disse, lembrando que, hoje, o Santos ocupa a sexta colocação, com 42 pontos, dois a mais que o Vasco.

Goleada no 1º turno
A goleada por 4 a 0 sobre o Santos, em São Januário, no primeiro turno, é mais um motivo para os vascaínos acreditarem em uma vitória hoje. Na ocasião, o Vasco também vinha em uma fase ruim, com três derrotas consecutivas. Com a vitória, o Vasco subiu quatro posições ao fim daquela rodada, voltando a ser sério candidato a brigar pelas primeiras posições. O nome daquele jogo foi o apoiador argentino Darío Conca. Com dois gols, seu primeiros em uma partida oficial, ele se firmou de vez no time titular.

Curiosamente, o camisa 8 é o único desfalque vascaíno no jogo de hoje. Com um corte no calcanhar, sofrido na primeira partida com o Lanús e agravado contra o Cruzeiro, ele voltará a ser substituído por Marcelinho. Também desfalcado, o Santos enfrenta o Vasco sem o lateral-esquerdo Kléeber, suspenso.

Santos x Vasco

Santos: Fábio Costa, Baiano, Domingos, Adaílton e Carlinhos; Maldonado, Rodrigo Souto, Pedrinho e Petkovic; Renatinho e Kléber Pereira
Técnico: V. Luxemburgo

Vasco: Sílvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Luizão (Vílson); Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Marcelinho e Rubens Júnior; Enílton e Leandro Amaral
Técnico: Celso Roth

Local: Vila Belmiro, Santos
Horário: 16h
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Eremílson Xavier Macedo (DF)
Observador: Roberto Perassi (SP)

Fonte: Jornal dos Sports