Futebol

Defesa é o ponto fraco histórico do Vasco no Brasileirão de pontos corridos

A defesa tem o sido do Calcanhar de Aquiles do Vasco no Campeonato Brasileiro deste ano. Dos 20 clubes que disputam a Série A, o time carioca é o segundo que mais sofreu gols: 53 (média de 1,96 por jogo). Apenas o Figueirense tem um índice pior (55). E os problemas com o sistema defensivo têm sido uma rotina para o clube carioca desde a adoção do sistema de pontos corridos no Brasileirão, em 2003.

Em 2008, com 27 partidas disputadas, o time já foi buscar a bola na rede mais vezes do que todo o torneio do ano passado (47 gols em 38 jogos).

O desempenho sofrível atual da retaguarda vascaína, responsável direto pela má campanha da equipe na competição, se assemelha bastante ao resultado de 2005. Apesar de ter terminado longe do rebaixamento, em 12o lugar em um campeonato de 22 clubes, o Vasco também teve a segunda defesa mais vazada do torneio. Em 42 jogos, foram 84 gols. Média exata de dois por jogo. Só ficou acima do Paysandu, que com 92 tentos sofridos, terminou na penúltima colocação e caiu para a Série B.

O desempenho atual está bem inferior ao de 2003, quando o clube terminou em 17o lugar entre 24 clubes, a pior colocação desde a adoção dos pontos corridos. Após 27 rodadas, o time de São Januário havia sofrido 39 gols. Quatorze a menos do que os 53 do Nacional deste ano.

Em comparação com 2004, o índice também é negativo. Há quatro anos, foram 37 gols nas 27 primeiras partidas (16 a menos do que o time de 2008). E 68 ao final de 46 rodadas.

A melhor colocação do Vasco no Brasileiro de pontos corridos ocorreu em 2006. Sob o comando do mesmo treinador atual (Renato Gaúcho), a equipe ficou a apenas dois pontos de conquistar uma vaga para a Taça Libertadores, terminando na sexta posição. Mas a defesa não colaborou muito para a boa campanha. Com 50 gols sofridos, o Vasco teve o pior desempenho defensivo entre os 11 primeiros colocados.

Nas seis edições do Brasileirão de todos contra todos em turno e returno, apenas uma vez o clube conseguiu ficar entre as cinco melhores defesas da competição. Em 2007, apenas quatro equipes levaram menos tentos que o Vasco (São Paulo, Fluminense, Grêmio e Internacional).

Fonte: ge