Outros Esportes

Cria do Alemão, atleta vascaíno rema contra dificuldades e conquista ouro

João Gustavo tem apenas 15 anos, mas já esbanja talento de gente grande. Há 11 meses no remo do Vasco da Gama, ele conquistou o seu primeiro título neste final de semana.

Disputando a prova dos 250 metros, o atleta vascaíno levou a medalha de ouro na competição “Regata Remo do Futuro”. O recorde alcançado, de um minuto, já o credencia como um dos principais nomes da categoria sub-17. 

Em contato com o SuperVasco, ele revelou a emoção em estar representando a instituição e admitiu que é vascaíno desde pequeno.

- Estar participando dessa instituição que amo muito, desde pequeno, é muito gratificante para mim. Só de saber que estou no Vasco da Gama é super emocionante. 

Para subir ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez, João enfrentou uma dura rotina de treinos, em busca da perfeição. Vindo de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, diariamente ele precisa remar contra as dificuldades da vida. 

- Sou nascido e criado aqui no Alemão. Está sendo muito difícil principalmente pelo meu local de treino ser muito longe de onde eu moro, além da dificuldade com dinheiro de passagem, horário de escola.... Minha rotina é muito pesada. Acordo cedo, vou para a escola, depois direto para o treino, onde tento dar meu máximo em tudo que faço. Se eu perceber que algo não está certo eu recomeço e tento de novo. Chego em casa exausto.

Foto: Acervo pessoal

Tudo ainda é muito novo para o garoto. Discreto, ele busca se acostumar com os holofotes diante de tanta repercussão após o ouro. 

- Sinceramente eu não esperava todo esse reconhecimento, mas fiquei muito feliz e ainda estou me acostumando com entrevista e as mensagem.

Ao final da nossa entrevista, questionamos ao João sobre os planos para o futuro. Ele não escondeu a vontade de ir longe representando o clube do coração.

- Imagino em um futuro próximo ser federado e participar de outros campeonatos, tipo o Estadual, o Brasileiro, Sul-Americano e, se Deus quiser, Olimpíadas. Em um futuro distante, estar vivendo do remo  talvez sendo treinador e, é claro no Vasco. Esquece -, brincou ele. 

Auxiliar técnico do remo, Tiago Castro é só orgulho em ver o pupilo sobrando nas águas da Baía de Guanabara.

- Na verdade, ele chegou com um pouco de dificuldade de assimilar o esporte, mas como um bom vascaíno de berço não desiste, ouviu as orientações e insistiu no esporte que deu origem ao seu clube de coração... João é um exemplo de superação, não é fácil a vida de remador... Temos o treino intenso, tem o lance do deslocamento da casa para o clube, treinamos na chuva, no sol, e ainda tem a responsabilidade com os estudos. Ensinamos a eles que, se superarem isso, serão bons atletas, mas sobretudo excelentes cidadãos. 

Foto: Acervo pessoal

Por Leandro Oliveira

Fonte: SUPERVASCO.COM