Futebol

Cascata atrapalha, mas Vasco vira sobre ABC em São Januário: 2x1

Apesar da bonita festa e do clima de otimismo que tomou conta de São Januário para a partida decisiva pela segunda fase da Copa do Brasil, o Vasco teve dificuldades, mas ainda assim venceu o ABC-RN por 2 a 1, de virada, e garantiu sua classificação à próxima fase da competição. Cascata abriu o placar para o time potiguar ainda no primeiro tempo. Alecsandro, de pênalti, e Bernardo, garantiram a vitória vascaína no segundo tempo.

Com o passaporte carimbado para a próxima fase, o cruzmaltino se prepara agora para enfrentar a equipe do Náutico, que eliminou o Bangu, pelas oitavas de final da competição. A definição das datas e dos mandos de campo do próximo confronto será conhecida nesta quinta-feira, em sorteio a ser realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Antes disso, o Vasco volta a campo no próximo sábado, pelo Campeonato Carioca, quando enfrenta a Cabofriense, às 18h30, em São Januário, pela penúltima rodada da Taça Rio. Enquanto isso, o eliminado ABC-RN retorna suas atenções para o campeonato potiguar, onde enfrenta o Pameirinha de Goiânia no domingo, às 17h, no estádio Frasqueirão.

O jogo

O Vasco começou o jogo no embalo de sua torcida. Empolgado com o apoio vindo das arquibancadas, o time partiu para cima e dominou as ações no início da partida. Logo no primeiro minuto, Felipe enfiou boa bola para Eder Luis, que entrou na área pela direita e finalizou para a defesa do goleiro Wellington.

O cruzmaltino continuava insistindo. Com a defesa adversária se fechando, o time apostava em chutes de longa distância e jogadas individuais. Fellipe Bastos, Diego Souza e Felipe buscavam alternativas, mas sem sucesso.

Aos 18 minutos, aconteceu o que o time carioca temia. Em sua primeira boa investida no ataque, o ABC abriu o placar. Após bela jogada pelo lado direito do campo, Cascata, destaque do time potiguar, passou com tranqüilidade pelo lateral Allan, entrou na área e finalizou com categoria para o fundo das redes, fazendo 1 a 0.

Com o gol inesperado do adversário, o Vasco tentou a resposta o mais rápido possível. Anderson Martins avançou pela intermediária e bateu forte para a mais uma boa defesa de Wellington, que espalmou, afastando o perigo.

Mesmo com a desvantagem no marcador, os vascaínos não se abalaram, e seguiam em busca do seu gol. Principal opção no ataque, Felipe chamava a responsabilidade. Aos 36 minutos, após passar por mais um marcador, o jogador chutou forte. A bola desviou no zagueiro e quase surpreendeu o goleiro potiguar. No último lance da primeira etapa, foi a vez de Diego Souza. O meia cortou o zagueiro e bateu com força, mas a bola saiu na rede pelo lado de fora, aumentando a agonia dos vascaínos.

Apesar das inúmeras tentativas, sempre pelo meio, sem explorar as laterais do campo, o time de São Januário não conseguiu o empate e saiu para o intervalo em desvantagem no placar.

Na volta para o segundo tempo, o time vascaíno sabia que não poderia perder tempo caso desejasse reverter a situação. Assim como no primeiro tempo, a equipe seguia pressionando, mas, dessa vez, com melhor sorte.

Jogando pelos lados do campo, ao contrário da primeira metade do jogo, o Vasco chegou ao empate. Aos quatro minutos, Ramon dividiu a bola com a defesa adversária, entrou na área pela esquerda e foi derrubado por Tiago Garça. Em cima do lance, o árbitro marcou o pênalti e ainda expulsou o zagueiro do ABC. Alecsandro bateu com categoria para balançar as redes e soltar o grito preso na garganta da torcida que lotou São Januário.

A igualdade em 1 a 1 ainda classificava o ABC e os vascaínos sabiam que ainda precisavam de mais um gol. Aos 14 minutos, Alecsandro recebeu na intermediária, avançou em direção à área e tocou na saída do goleiro Wellington, que fez boa defesa. Na sequência do lance, Diego Souza cruzou para Alecsandro, que tentou um toque de calcanhar para o gol, novamente sem sucesso.

A pressão continuava e o gol da virada parecia questão de tempo. E foi o que aconteceu. Aos 32 minutos, Eder Luis fez bela jogada pela direita e cruzou para Bernardo dentro da área. O jogador, que entrou no lugar do Fellipe Bastos, dominou com categoria, encheu o pé para balançar as redes e marcou o gol salvador da classificação.

Com um pouco mais de tranqüilidade, e sob os gritos de \"O Vasco é o time da virada\", o time carioca controlou a partida e esperou o apito final para garantir a vaga na próxima fase da Copa do Brasil.

VASCO 2 x 1 ABC-RN

Vasco
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio Careca); Rômulo, Fellipe Bastos (Bernardo) , Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Leandro)
Técnico: Ricardo Gomes

ABC-RN
Wellington; Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Potiguar; Basílio, Bileu, Reinaldo (Alessandro Lopes) e Cascata (Gabriel Silva); Éderson (Jackson) e Leandrão
Técnico: Leandro Campos

Data: 06/04/2011 (quarta-feira)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (MG)
Cartões Amarelos: Allan, Ramon, Bernardo e Alecsandro (VAS); Tiago Garça, Reinaldo, Alessandro Lopes e Irineu (ABC)
Cartão Vermelho: Tiago Garça (ABC)
Gols: Cascata, aos 18 minutos do primeiro tempo; Alecsandro, aos 7 minutos, e Bernardo, aos 32 minutos do segundo tempo.

Fonte: UOL Esporte