Vaga para a pré-Libertadores deve mudar; CBF negocia com a Conmebol
URGENTE! 🚨
A CBF está negociando com a Conmebol a RETIRADA dos clubes brasileiros da fase preliminar da Libertadores.
Atualmente, dois clubes brasileiros se classificam para a Pré-Libertadores, e a CBF quer trocar essas duas vagas por UMA VAGA DIRETA na Fase de Grupos.
É uma tentativa da CBF para aliviar o calendário do futebol brasileiro.
Via @jotapfragoso
Provavelmente se classificaria direto pra Fase de Grupos;
• G5 do Brasileirão
• Campeão da Copa do Brasil
Sem vaga pra Pré-Libertadores.
Os Estaduais vão ser reduzidos pra 11 datas e tem que parar na Copa do Mundo Feminina pq os estádios vão estar entregues a FIFA e os clubes tem que dar férias para os jogadores no meio da temporada.
Fonte: X Data Fut
Uma dos gargalos do futebol brasileiro, as datas da fase pré-Libertadores estão na mira da CBF. A entidade, que planeja uma remodelação do calendário, enxerga na retirada dos clubes nacionais desta etapa da torneio um dos caminhos para aliviar os times do excesso jogos e, ao mesmo tempo, liberar datas para redistribuÃ-las entre os demais campeonatos.
A demanda já foi levada até a Conmebol. A CBF quer convencer a entidade a trocar os dois lugares que o Brasil tem nas etapas preliminares por uma sexta vaga direta à fase de grupos.
- A gente tem uma conversa com a Comembol a respeito das nossas datas. A gente tem aà algumas datas Comembol de pré-Libertadores, é o que nós estamos conversando - revelou o presidente da CBF Samir Xaud em entrevista ao podcast Toca e Passa, que irá ao ar nesta terça-feira.
Hoje, o Brasil tem direito a sete representantes no torneio. Cinco avançam diretamente aos grupos (quatro via Brasileiro e um via Copa do Brasil), além dos dois que vão para a pré-Libertadores. Além disso, nos últimos seis anos consecutivos o paÃs emplacou um oitavo representante na vaga do atual campeão.
Um das queixas do presidente Samir Xaud é o fato de que, nas duas últimas edições, o chaveamento da pré-Libertadores colocou os dois times brasileiros para se enfrentarem na 3ª fase, o que automaticamente impedia o paÃs de ter dois representantes a mais na etapa de grupos. Em 2024, o Botafogo avançou ao eliminar o Bragantino. Já este ano a queda precoce do Corinthians impediu o que seria um duelo nacional com o Bahia.
- Se você parar para analisar na pré-libertadores tem sido brasileiro contra brasileiro, né? Então praticamente a gente tem uma vaga direta. É em cima disso que estamos conversando - completou Xaud.
As conversas com a Conmebol estão em andamento, mas ainda não há sinalização de quando, caso aprovada, a mudança passaria a valer. Há um entendimento dentro da CBF de que o alÃvio no calendário que vem sendo buscado não será atingido de uma temporada para a outra.
A única mudança certa para o ano que vem é a redução das datas dos Estaduais. Ao contrários das atuais 16 datas, o calendário prevê 11 para 2026. Este enxugamento, contudo, só valerá para os estados que contam com representantes nas Séries A e B do Brasileiro. Os demais terão um perÃodo de realização um pouco maior.
Fonte: Globo Online
-
0 Paulinho recebe sondagens e deve deixar o Vasco -
0 Dirigente responde sobre oferta do Vasco por Alan Saldivia TOP -
-
0 Nuno Moreira: 'Natal é tempo de agradecer, refletir...' ✨ -
0 Basquete: Informações de ingressos para Vasco x Flamengo -
0 Venê: 'Muita gente acha loucura o Vasco pedir 50 milhões de euros no Rayan' TOP -
0 Nicola repercute planejamento do Vasco para 2026; vÃdeo TOP -
0 Aldides BenÃtez é especulado no Vasco TOP -
0 Sebastián Galani é oferecido ao Vasco TOP -
0 Vasco e São Paulo fizeram sondagens pelo atacante Breno Lopes TOP -
0 Rayan é a maior revelação do Vasco desde Romário?