1956: a última vitória do Vasco sobre o Sport em casa
O Vasco parece realmente não se dar muito bem quando adversário é o Sport. Das sete partidas que foram disputadas em toda a história entre Sport e Vasco , em São Januário, foram dois empates, quatro vitórias dos pernambucanos e apenas uma dos cruzmaltinos. No dia 24 de março de 1956, o Vasco derrotou o Leão por 3 a 0, dois gols de Pinga e um de Parodi, conquistando a sua única vitória sobre o time de Recife.
O Sport começou a partida em cima, com movimentação intensa de seus jogadores, envolvendo a defesa cruzmaltina. Mas tudo mudou a partir dos 11 minutos, quando o Vasco, em seu primeiro ataque, abriu o marcador. Pinga recebeu na entrada da área, girou e chutou firme para fazer o primeiro do time carioca. A partir daí, os cruzmaltinos tomaram as rédeas e passaram a sufocar os visitantes. O Leão assustava nos contra-ataques, mas a defesa carioca não dava espaço para os adversários concluírem. Aos 26, Pinga ampliou. Ao receber novamente na entrada da área, ele driblou o marcador e chutou sem chances para o goleiro.
O segundo tempo foi de pouca emoção. A única jogada que fez os torcedores vibrarem foi o terceiro gol, marcado por Parodi, aos 45 segundos, depois de chute forte de pé esquerdo. Após o gol, os treinadores fizeram alterações nos times, baixando a qualidade técnica da partida. Até o apito final, os jogadores não conseguiram mais criar oportunidades. E desde então, lá se vão 51 anos sem vitória do Vasco sobre o Leão, em São Januário.
- SuperVasco