Vitória heróica, com menos dois e fim de tabu! Vasco 2x1 Botafogo
Em clássico dos desesperados, disputado neste domingo pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco deixou o Estádio do Maracanã feliz por encerrar uma série negativa e subir na tabela de classificação. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, o time de São Januário afasta uma campanha de oito jogos sem triunfar. Pior para o Alvinegro, que além de figurar cada vez mais próximo da zona do rebaixamento, somou a quinta derrota consecutivas na competição.
O revés, aliás, também afeta um histórico importante do técnico Cuca frente ao clube da Estrela Solitária. O treinador nunca havia perdido uma partida sequer diante do rival e, além disso, também precisou ouvir reclamações da torcida, que segue na bronca com o desempenho dos jogadores.
Apesar da viagem desgastante para a Cidade do México, local da derrota para o América-MEX no meio da semana, pela Copa Sul-americana, o Vasco não demonstrou cansaço no clássico com o Bota. O argentino Conca e o atacante Marcelinho eram os que mais corriam e conseguiram desgastar a defesa adverária.
Melhor no início da partida, o Vasco não teve dificuldades para encontrar o caminho do gol. Jogando pelas laterais do campo, a equipe cruzmaltina abria buracos na defesa adversária e construiu a jogada do primeiro gol, marcado aos nove minutos pelo centroavante Leandro Amaral, desta maneira.
Depois de rápido contra-ataque puxado por Conca, Marcelinho tabelou com o volante Perdigão e invadiu a área do Bota. Com a cabeça erguida, o atacante vascaíno driblou um zagueiro e levantou para Leandro Amaral marcar o seu décimo gol no Brasileirão: 1 a 0.
O Fogão conseguiu dar a resposta com estilo, aos 23 minutos da etapa inicial. Após bela troca de passes na lateral direita, Lúcio Flávio recebeu livre para finalizar dentro da área adversária. O meio-campista alvinegro chutou colocado, mas a bola bateu caprichosamente nas duas traves do goleiro Sílvio Luiz.
A boa chance desperdiçada pelo homem de armação do Botafogo, no entanto, fez a equipe acordar. Com toque de bola envolvente, o Alvinegro encurralou o Vasco em seu campo defensivo e passou a dominar a partida. Em belo lance, o volante Coutinho carregou pela entrada da área adversária, mas chutou fraco com a perna direita.
Na volta do intervalo, o Vasco começou com a mesma velocidade apresentada na etapa anterior e quase marcou o segundo gol aos seis minutos. Leandro Amaral puxou rápido contra-ataque pela intermediária e lançou Wagner Diniz na entrada da área do Bota. O meio-campista bateu cruzado e obrigou o goleiro Júlio César a fazer grande defesa.
A fase do Fogão realmente é desastrosa. Em lance semelhante ao do primeiro tempo, o Alvinegro chegou com perigo ao gol do Vasco em bela jogada iniciada por Alessandro na lateral direita, aos 20 minutos. O jogador cruzou para Zé Roberto, que teve tempo para limpar o lance e carimbar a trave adversária.
Com mais vontade na etapa final, o Fogão conseguiu igualar em belo lance de Dodô, que estava bastante sumido no jogo. O vice-artilheiro da equipe no Brasileirão puxou rápido contra-ataque e encontrou Reinaldo livre dentro da área. O atacante pegou de primeira de perna esquerda e não desperdiçou.
Faltando somente quatro minutos para o término do confronto, o Vasco chegou ao gol do triunfo e encerrou uma série de oito jogos sem vencer no Brasileirão. Andrade cobrou falta pela meia direita e o zagueirão Jorge Luiz subiu mais alto que os adversários e cabeceou para o fundo do gol, sem chances para o goleiro botafoguense.
O Vasco terminou a partida com dois jogadores a menos, já que o volante Amaral e o atacante Enílton, este último que tinha acabado de entrar na partida, foram expulsos.