Futebol

Com gol no fim, Vasco bate Botafogo: 2x1

Jorge Luiz estragou o retorno de Cuca ao Botafogo. Na tarde deste domingo, no Maracanã, o capitão do Vasco garantiu, aos 41 minutos do segundo tempo, a sofrida vitória no clássico estadual (assista ao gol da vitória vascaína ao lado). O jogo fechou a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado deixa o Vasco na oitava colocação, com 43 pontos, e com um fio de esperança de conseguir a vaga na Taça Libertadores.

Na reestréia de Cuca, o Bota chegou à quinta partida sem vitória, estacionou nos 42 pontos e (quem diria!) passou a ser o pior time do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra está em 11º e começa a se preocupar mais com a zona de rebaixamento do que com a Libertadores.

O Vasco atropelou um confuso Botafogo no início do jogo. Antes mesmo dos dez segundos, Marcelinho quase marcou. A pressão continuou e aos oito minutos obteve resultado prático. Perdigão passou de calcanhar, Marcelinho cruzou e Leandro Amaral acertou um belo chute, de primeira, no ângulo direito de Júlio César.

O Botafogo equilibrou a partida e aos 23 minutos levou muito azar. Lucio Flavio chutou, a bola bateu caprichosamente nas duas traves e voltou. O próprio apoiador pegou o rebote e mandou na rede. Do lado de fora.

O lance acordou o Alvinegro. Mas a pressão até o fim da primeira etapa não surtiu efeito.

Conca é marcado por Coutinho no clássico. Assim como no primeiro tempo, o Vasco iniciou a etapa final melhor. Logo aos seis minutos, Leandro Amaral rolou, Wagner Diniz chutou e Júlio César conseguiu espalmar. Enquanto isso, a torcida botafoguense começou a se irritar com alguns jogadores. Renato Silva e Alessandro receberam vaias.

Mas a grande vilã do Botafogo era mesmo a trave. Aos 18 minutos, Zé Roberto chutou de dentro da área e acertou pé da baliza de Silvio Luiz.

Recuado, o Vasco assistiu ao domínio alvinegro, mas teve a chance de ampliar aos 23. Livre dentro da pequena área, o zagueiro Julio Santos conseguiu chutar por cima do gol.

Em contra-ataque, aos 29 minutos, Dodô deu lindo passe para Reinaldo. O atacante, que estava mal no jogo, finalizou e empatou.

Pouco depois, aos 32, Conca cobrou falta e acertou o travessão de Júlio César. O argentino foi substituído por Enílton e os vascaínos não perdoaram: coro de \"burro\" para Celso Roth.

O volante Amaral foi expulso aos 38 minutos e deixou o Vasco com um a menos. Mesmo assim, Jorge Luiz suiu mais do que a zaga do Botafogo, aos 41 minutos, para desempatar a partida. No último minuto, Enílton deu um carrinho violento e também foi expulso.

FICHA TÉCNICA - VASCO 2 x 1 BOTAFOGO
Vasco - Sílvio Luiz, Vilson (Andrade), Júlio Santos, Jorge Luiz e Wagner Diniz; Amaral, Perdigão, Conca (Enílton) e Eduardo (Guilherme). Leandro Amaral e Marcelinho.
T: Celso Roth
Botafogo - Júlio César, Renato Silva, Alex, Luciano Almeida
(Thiago Marin) e Joilson; Coutinho (Alessandro), Leandro Guerreiro, Lucio Flavio e Jorge Henrique (Reinaldo). Zé Roberto e Dodô.
T: Cuca
Gols: Leandro Amaral, aos oito minutos do 1º tempo; Reinaldo, aos 28 minutos, Jorge Luiz, aos 41 do 2º tempo
Cartões amarelos: Marcelinho (V), Eduardo (V), Luciano Almeida (B), Alex (B), Coutinho (B), Joílson (B), Thiago Marin (B), Guilherme (V)
Cartão vermelho: Amaral (V), Enílton (V)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Data: 14/10/2007
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 17.436 pagantes

Fonte: ge / Globo Online