Futebol

Vitória no clássico pode melhorar o clima dos torcedores em São Januário

Vasco e Flamengo farão neste domingo (19), às 18h, o segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. Na ida, melhor para o Rubro-negro, que venceu por 3 a 2 e saiu na frente na decisão. Com isso, qualquer empate classifica o time de Vítor Pereira, enquanto o Cruzmaltino precisa de uma vitória simples para avançar de fase.

Diferente do clima que o Vasco chegou para a primeira partida – com confiança e expectativa -, para o jogo deste domingo o cenário é praticamente o contrário. O clube viveu a sua pior semana no ano após a derrota para o próprio Fla no jogo de ida e a derrota traumatizante para o ABC, nos pênaltis, eliminando a equipe da Copa do Brasil. Se antes havia paciência e apoio, o clima para o clássico dos milhões será de cobrança e descrença.

Além do impacto psicológico que a eliminação causou do Gigante da Colina, é provável que vejamos um impacto direto no campo; já que Maurício Barbieri deve promover uma mudança no time titular para enfrentar o Rubro-negro. Antes titular, o volante Rodrigo ficou de fora das últimas escalações do técnico, que alegou ter feito tal mudança pensando no lado tático do time. No entanto, para o clássico, Barbieri parece ter repensado a ideia e trará novamente o jovem jogador ao time principal. Rodrigo deve entrar no lugar de Marlon Gomes e reformar o trio de meio-campistas com Andrey Santos e Jair.

Com isso, a provável escalação do Cruzmaltino é a seguinte: Léo Jardim; Puma Rodriguez, Capasso, Léo e Piton; Rodrigo, Andrey Santos e Jair; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul.

Por outro lado, o Flamengo chega ao duelo com a confiança minimamente recuperada. Depois dos sucessivos fracassos nos campeonatos que disputou no primeiro mês e das derrotas nos clássicos, o Rubro-Negro venceu o Vasco, de virada, na última segunda, e conseguiu respirar na temporada. Agora, precisa apenas de um empate neste domingo para chegar às finais do Carioca.

Para enfrentar o Vasco, Vítor Pereira pode ter o desfalque de Arrascaeta, que deixou o treino deste último sábado com dores no púbis e virou dúvida. O uruguaio foi um dos destaques do time da Gávea na vitória por 3 a 2, no jogo de ida. O camisa 14, inclusive, foi o autor do golaço de fora da área que empatou a partida e botou o Rubro-Negro de volta na partida.

Caso Arrascaeta não fique mesmo à disposição, a tendência é que Everton Ribeiro retorne ao time titular e municie Gabigol e Pedro no ataque. Outro problema que o técnico português terá é na lateral-direita. Sem poder contar com Matheuzinho e Varela, há chances de Vítor utilizar Everton Cebolinha no setor. O atacante já atuou como uma espécie de ala pela esquerda e é o favorito para ocupar a posição.

Ao mesmo tempo, Filipe Luís, David Luiz e Wesley avançaram na recuperação, treinaram com o grupo e devem ser relacionados. Gerson, que cumpriu suspensão no primeiro jogo, também volta e deve ser titular. Já Matheus Gonçalves e Marinho, que foram expulsos, são desfalques confirmados. 

Ainda não se sabe se Vítor Pereira irã manter o esquema com três zagueiros. Caso continue com a formação, o Flamengo deve ir a campo com: Santos; Fabrício Bruno, Rodrigo Caio (David Luiz) e Léo Pereira (Pablo); Everton Cebolinha (Wesley), Thiago Maia, Gerson (Vidal) e Ayrton Lucas; Everton Ribeiro (Arrascaeta), Gabigol e Pedro. 

Em busca de uma vaga na decisão do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h (horário de Brasília), no Maracanã, pelo segunfo e decisivo jogo da semifinal. Um empate classifica o Rubro-Negro, enquanto uma vitória simples do Cruzmaltino garante o time de São Januário.

Fonte: Esporte News Mundo