Viagens longas e estádios ruins: as dificuldades que esperam o Vasco
Viagens em maior quantidade e mais longas, estádios desconhecidos, menos dinheiro e visibilidade. Pode até ser que a Série B não assuste mais como antes, mas ainda é um grande desafio, principalmente para um clube que nunca a disputou, como o Vasco.
A primeira dificuldade é montar uma equipe competitiva com um orçamento mais apertado. Pela divisão da cota de TV do Clube dos 13, o Vasco teria direito a R$ 21 milhões anuais, mas esse valor cai pela metade com o rebaixamento. Sem dinheiro, a saída é apelar para uma equipe mais modesta ou buscar outras fontes de renda ou investidores.
Na hora de pegar a estrada ou gastar as milhas aéreas a diferença também é considerável. Enquanto na atual temporada a nau vascaína percorreu pouco menos de 33 mil km durante o Brasileirão, no ano que vem esses números devem ultrapassar os 50 mil km.
Fora da elite, as longas viagens aos Nordeste se tornam mais constantes. Menos mal que a torcida vascaína é muito presente na região e pode ser um aliado importante na conquista de pontos fora de casa. Ao Planalto Central são três idas, para enfrentar Brasiliense, Vila Nova e o recém promovido Atlético-GO. Além disso, os vascaínos não teriam o alívio de jogar três vezes no Rio mesmo como visitante, já que só o Duque de Caxias representa o estado na Segundona.
Os campos de jogo também são obstáculos. Embora possa ter pela frente bons estádios como o Serra Dourada, casa das equipes goianas, outros funcionam como um verdadeiro alçapão. O Amigão, onde o Campinense, que subiu da Série C, deve mandar seus jogos e o Marcelo Stéfani, do Bragantino, estão entre os piores.
A campanha absolutamente tranqüila do Corinthians levantou suspeitas de que a Série B já não é mais um grande bicho de sete cabeças. Difícil ou não, a segunda divisão do futebol brasileiro é um cenário completamente diferente. Mas é bom o Vasco começar a se acostumar com ela, por que a partir de agora é a realidade do clube!
Mais lidas
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 4 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 3 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 0 Pedrosa: Pedro Caixinha agrada e pode comandar o Vasco em 2025 TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Com nomes no radar, Vasco mapeia o mercado e posições já estão definidas TOP
- 0 Cincinnati informa que irá exercer a compra de Orellano; Vasco aguarda TOP
- 0 Bruno Lopes treina seguidamente com os profissionais e pode ser novidade TOP