Veja novo percentual de chance de acesso do Vasco à Série A
Os capítulos finais da Série B de 2014 prometem emoção para os dois extremos da tabela. No último fim de semana, foi encerrada a 33ª rodada, com a definição do primeiro rebaixado: a Portuguesa disputará a Série C em 2015. Restam três vagas no Z-4 e oito times em disputa. Na corrida pelo acesso, Ponte Preta e Joinville estão praticamente garantidos, mas outras dez equipes seguem de olho na elite do futebol brasileiro.
Com o triunfo sobre o Sampaio Corrêa no Moisés Lucarelli, a Ponte permaneceu na liderança da Série B com 64 pontos, 12 de diferença para o primeiro time fora do G-4. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a Macaca tem 99% de chance de acesso, índice idêntico ao do Joinville, com 63 pontos, na segunda colocação.
Apesar da campanha irregular e do jejum de quatro partidas sem triunfo, o Vasco, com 56 pontos, tem 87% de chance de subir. Na quarta colocação, o Atlético-GO, com 52 pontos, tem 30%. O Avaí, quinto colocado, também com 52 pontos, mas índice superior (36%), já que terá três partidas em casa nas próximas rodadas, contra duas do Dragão.
Santa Cruz (15%), Boa Esporte (10%) e Ceará (14%) lutam para entrar no G-4 na próxima rodada, mas dependem de uma combinação de resultados. No meio da tabela, América-MG (7%), Sampaio Corrêa (1%), Luverdense (1%) e Náutico (1%) alimentam sonhos remotos de acesso.
Na briga contra o rebaixamento, o Vila Nova está à beira do abismo. Com 26 pontos, 12 a menos que o primeiro fora do G-4, a equipe tem 99% de riscos de ser rebaixada e pode selar seu destino na próxima rodada, em caso de derrota para o Paraná e vitórias de Icasa e Oeste.
O América-RN, com 36 pontos, é outro candidato a disputar a Série C em 2015. Mesmo com a vitória sobre o Santa Cruz no último sábado, aparece com 87% de risco. O Oeste completa a zona de rebaixamento com 53%.
Primeiro time fora do Z-4, o Icasa aparece com 45%. Bragantino (22%), Paraná (13%), ABC (7%) e Náutico (1%) aparecem em situação um pouco mais confortável, mas ainda na berlinda.
Fonte: ge