Futebol

Vasco x Flamengo no Engenhão protagonizaram polêmicas com arbitragem

O anúncio de que o jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, entre Vasco e Flamengo, será realizado no Estádio Nilton Santos deu início a mais uma polêmica envolvendo os rivais.

A preferência do Vasco pelo Nilton Santos ao invés do Maracanã gerou insatisfação nos bastidores rubro-negro. O gerente de relações institucionais, Dekko Roisman, criticou a decisão e apontou uma contradição depois de Phillipe Coutinho, um dos líderes do elenco cruzmaltino, liderar o movimento contra o gramado sintético.

O local, porém, traz boas lembranças para Coutinho. Foi justamente no Nilton Santos que o meia marcou seus primeiros gols como profissional. No dia 24 de janeiro de 2010, a promessa cruzmaltina tinha 17 anos e balançou as redes duas vezes na goleada sobre o Botafogo, por 6 a 0.

Mas o Flamengo também tem um jogador que se sente em casa no Nilton Santos. Recém-contratado do Santos, Bruno Henrique saiu do banco de reservas e, com dois gols, garantiu a vitória sobre o Botafogo, por 2 a 1, de virada, no Campeonato Carioca de 2019. O atacante começava a escrever seu nome na história do clube rubro-negro.

Quatro anos depois, Bruno Henrique voltou a roubar a cena em um Botafogo x Flamengo no Nilton Santos. Com um golaço de fora da área, o atacante acabou com a invencibilidade do Fogão como mandante no Brasileirão de 2023 e na comemoração provocou o adversário ao fazer o "chororô".

Quem lembra desse gol perdido?

O Nilton Santos também foi palco do gol mais perdido da história do Clássico dos Milhões. Em 2012, Vasco e Flamengo se enfrentaram na semifinal da Taça Guanabara. O embate entre Dedé e Vagner Love tinha tudo para ser o destaque do jogo, mas Deivid roubou a cena.

Quando a partida estava empatada em 1 a 1, Deivid teve a oportunidade de colocar o Flamengo na frente. Quase em cima da linha e com o gol aberto, o atacante acertou a bola na trave. O lance fez a torcida cruzmaltina gritar ironicamente seu nome nas arquibancadas. A vitória de virada por 2 a 1 fez o Vasco ir à final.

Vem mais polêmica aí

Assim como todos clássicos, Vasco e Flamengo protagonizaram embates com polêmicas envolvendo a arbitragem no Nilton Santos. Ambos aconteceram no Brasileirão de 2011.

No primeiro turno, os rivais não saíram do 0 a 0. O resultado foi lamentado pelo Vasco, que jogou com um a mais durante todo o segundo tempo - o zagueiro Welinton foi expulso por falta em Diego Souza nos acréscimos da etapa inicial - e reclamou de um pênalti não marcado de Léo Moura em Bernardo no último lance.

O clássico válido pela última rodada foi mais agitado. O Vasco tinha chance de ser campeão brasileiro, mas ficou com o vice ao empatar por 1 a 1 com o Flamengo, que conseguiu vaga na CONMEBOL Libertadores de 2012.

Os cruzmaltinos voltaram a reclamar de um pênalti não marcado, de Willians em Diego Souza. A partida terminou com três expulsões: Jumar e Felipe para o Vasco, e Renato Abreu para o Flamengo.

Fonte: ESPN