Futebol

Vasco x Flamengo: atletas se reencontram no Brasil

O que Fernando, Carlos Alberto, Fábio Luciano e Zé Roberto têm em comum, além de saírem da Europa para voltar para o Brasil? Os quatro tentaram a sorte no futebol alemão, não tiveram uma experiência agradável e reencontraram a alegria no país natal.

A adaptação foi o principal problema. O frio, o idioma e o estilo de jogo diferente foram obstáculos complicados. Tanto que Fábio Luciano ficou dois meses no Colônia; Zé Roberto teve poucas chances em um ano de Schalke 04; Carlos Alberto sofreu com a insônia e ficou seis meses no Werder Bremen.

- Tive problemas com o frio e com o idioma, mas o maior de todos foi a questão da força física. Eles têm um jeito de jogar que exige muito isso e o meu futebol é mais técnico - afirmou Zé Roberto, que contou com a ajuda de um tradutor e dos brasileiros no clube para conseguir se comunicar.

Do grupo, Fernando foi quem mais jogou na Alemanha. Mas, em razão de defender clubes de pouca tradição (1860 Munchen e Duisburg), trocou tudo pelo Vasco.

- Quem vai para a Europa também depende do clube que defenderá. No meu caso, não joguei por um clube grande e ficou um pouco mais difícil - explicou Fernando.

Se a experiência na Alemanha não foi boa, os quatro entram no clássico deste domingo, pelo Campeonato Carioca, sabendo que a volta para o Brasil valeu a pena com o sucesso em Vasco e Flamengo.

Fonte: Lancepress