Futebol

Vasco volta a improvisar na lateral-esquerda após 6 tentativas em 2013

 Entre as medidas adotadas pelo técnico Dorival Junior para melhorar a situação do Vasco no Brasileirão, uma delas passa mais uma vez por um improviso. Tendo sido derrotado nas últimas três partidas, o Cruzmaltino terá um 'novo velho' lateral-esquerdo para enfrentar o Atlético-MG neste domingo, às 18h30, no Independência. O peruano Yotún foi barrado e o volante Wendel será utilizado mais uma vez no setor que já viu seis candidatos tentarem se firmar sem sucesso em 2013.

Assim como a posição de goleiro, a lateral esquerda é vista como uma das lacunas da equipe. Passaram pelo setor Thiago Feltri, que deixou o Vasco e atualmente defende o Joinville, Dieyson, Nei (improvisado), Yotún, Henrique e o próprio Wendel, que tenta mais uma vez se firmar no setor, apesar de ser volante de origem. O último atleta a ter sucesso naquele pedaço do campo foi Ramon, que deixou o clube em 2011.

Henrique, que vinha se destacando com Dorival, está servindo à seleção brasileira Sub 20. Nos últimos jogos, em São Januário, o treinador chegou a se irritar com alguns torcedores próximos ao banco pedindo a entrada do garoto, lembrando que ele não está à disposição. A promessa revelada na base renovou contrato com o Vasco até 2016 na última semana.

Dorival tem evitado transferir a responsabilidade aos jogadores em análises individuais. Ele não confirmou a escalação do time, mas testou Wendel na vaga de Youtún nos treinamentos de sexta-feira e sábado. Na análise do treinador, o momento emocional também está atrapalhando seus comandados.

"Algumas semanas atrás estávamos brigando entre os dez primeiros e, depois disso, deixamos chegar nessa posição desconfortável. Agora, cabe a nós trabalharmos, mas é claro que gera uma insegurança, porque você nunca produz dentro de uma normalidade, e é isso que queremos alterar, esse emocional", disse Dorival.

A lista de tentativas do Vasco para resolver a posição não se resume aos seis nomes de 2013. Além deles, Márcio Careca, Felipe e Jumar também foram laterais por algum período desde a saída de Ramon, atualmente emprestado ao Besiktas-TUR.

A entrada de Wendel, jogador de força defensiva, também está relacionada ao estilo do Atlético-MG. A equipe do técnico Cuca explora muito os lados do campo e Diego Tardelli será preocupação constante para o volante/lateral.

O Vasco também terá outras duas mudanças. O atacante André não poderá atuar por questões contratuais, já que está emprestado justamente pelo Atlético-MG. Tenorio entra em seu lugar. Na vaga de Wendel, no meio-campo, Abuda será o responsável pela marcação. O Cruzmaltino é o 18º colocado do Brasileiro com 24 pontos.

Fonte: UOL Esporte