Basquete: Sub-14 e sub-19 perderam para o Tijuca no ginásio do adversário
Na última sexta-feira (20/09), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, as equipes sub-14 e sub-19 do basquetebol vascaíno enfrentaram o dono da casa pelo Campeonato Estadual. Os vascaínos sofreram duas derrotas, respectivamente por 100 a 33 e 89 a 54.
Ainda não curtiu a nossa FanPage no Facebook? Clique aqui e acompanhe o trabalho da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco por lá!
Ao contrário do que informamos em matérias anteriores, o sub-14 vascaíno com a vitória sobre o Botafogo não garantiu sua presença nas semifinais. Mesmo o campeonato envolvendo apenas seis equipes, não serão disputadas diretamente as semifinais, mas haverá o cruzamento entre o 3° e o 6° e o 4° e 5° numa fase posterior à fase inicial e anterior às semifinais, às quais os dois primeiros colocados já têm vaga confirmada. Na verdade, o Vasco garantiu a 4° colocação, esperando na 2ª fase o vencedor do confronto entre Jequiá e Botafogo (na fase inicial, o Vasco venceu os dois rivais tanto na casa do adversário quanto na ABVRJ, onde manda seus jogos). Ou seja, de qualquer maneira, a vitória vascaína sobre o Botafogo foi muito importante. Os vascaínos têm quatro vitórias e cinco derrotas na fase inicial e encerram sua participação contra o Fluminense, no ginásio da ABVRJ, a partir das 17:30h da próxima quarta-feira (25/09). Tijuca, Fluminense e Flamengo estão embolados nas três primeiras colocações e definirão quem avançará diretamente às semifinais e quem sobrará para enfrentar o 6° colocado na segunda fase.
O sub-19 (juvenil) fez jogo duro contra o Tijuca durante os dois primeiros quartos. Isto impressiona, afinal, ao passo que a equipe vascaína é composta em sua maioria por atletas da categoria anterior (o sub-17) e um dos principais atletas com idade de juvenil, o ala Alexandre, estava suspenso, a equipe tijucana possui atletas profissionais e muitos dos jogadores da equipe disputam a Liga de Desenvolvimento de Basquete, forte competição sub-23 organizada pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Com tamanho disparidade física e técnica, os mandantes dispararam no segundo tempo, a ponto de abrir mais de trinta pontos de diferença. Como emblema desta superioridade, que faz muito a diferença, ainda mais num esporte como o basquetebol, a equipe do Tijuca converteu cerca de quinze arremesso de três pontos (só nestas contabilizando mais de quarenta pontos). No confronto do 1° turno, na ABVRJ, os vascaínos também fizeram jogo duro.
Os vascaínos têm dois jogos pela frente antes de encerrar a participação na 1ª fase: contra o Fluminense, na próxima quarta-feira (25/09), às 19h, no ginásio da ABVRJ, e no dia 13 de outubro, às 10h, contra a fraca equipe do Jacarepaguá Tênis Clube (que perdeu todos os seus jogos até o momento) no ginásio do adversário. Contra o Flu, diante da melhora significativa que os comandados de Christiano Pereira apresentaram nos últimos jogos e do jogo duro que teve no primeiro turno nas Laranjeiras (vitória tricolor por 64 a 62), uma vitória, apesar de muito difícil e o Fluminense ser amplo favorito, não está longe de cogitação. Uma vitória sobre o Jacarepaguá é obrigação.
O Vasco hoje tem quatro vitórias e dez derrotas (na sétima colocação) e, na pior das hipóteses (derrota para o Flu e vitória sobre o Jacarepaguá), já estaria muito perto de garantir pelo menos a sexta colocação (afinal de contas o Botafogo, que está nesta posição com cinco vitórias, provavelmente perderá suas três últimas partidas, que são contra as três melhores equipes da competição: Tijuca, Flamengo e Associação Macaé de Basquete). O objetivo vascaíno é conseguir ultrapassar o Iguaçu, que está na quinta colocação atualmente, para fugir de uma dessas três equipes na primeira fase dos playoffs (as quartas de final, em que cruzam o 1° contra o 8°, o 2° contra o 7°, o 3° contra o 6° e o 4° contra o 5°). Para isto, o Vasco precisa ter uma campanha superior ao clube de Baixada Fluminense, afinal no confronto direto leva desvantagem (uma vitória para cada lado, mas desvantagem no saldo de cestas nos confrontos entre as equipes). O Iguaçu tem duas derrotas praticamente certas em dois dos seus últimos três jogos (contra Flamengo e Associação Macaé de Basquete); desta maneira, com a vitória do Vasco sobre o Jacarepaguá, as coisas se igualariam. A decisão do quinto colocado sairia dos jogos do Vasco contra o Fluminense e do Iguaçu contra o Municipal (no ginásio do Municipal), que, embora tenha feito um segundo turno ruim, venceu o Iguaçu fora de casa no turno por 17 pontos de diferença (68 a 51) e pode vencer essa partida, o que muito provavelmente, a não ser que ocorra algo extremamente improvável, levaria os vascaínos aos playoffs com a quinta colocação, melhorando a posição no Campeonato em relação ao ano passado, em que o Gigante da Colina terminou na sétima posição. Uma vitoria vascaína sobre o Flu garantiria virtualmente essa quinta colocação. O provável adversário nas quartas de final de quem terminar em quinto lugar é o próprio Tricolor das Laranjeiras, que deve terminar em quarto, atrás dos três favoritos citados.
Campanha do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-14:
10/04 - Vasco da Gama 34 x 48 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 59 x 55 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
05/05 - ABIG/Jequiá 40 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)
08/05 - Vasco da Gama 33 x 67 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 51 x 45 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/08 - Flamengo 71 x 30 Vasco da Gama (local: Gávea)
09/09 - Vasco da Gama 49 x 40 ABIG/Jequiá (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - Botafogo 57 x 71 Vasco da Gama (local: General Severiano)
20/09 - Tijuca Tênis Clube 100 x 33 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
25/09 - 17:30h: Vasco da Gama x Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)
Campanha do Vasco no Campeonato Estadual de Basquetebol Sub-19 (Juvenil):
05/04 - Iguaçu 47 x 50 Vasco da Gama (local: ginásio do Iguaçu)
10/04 - Vasco da Gama 43 x 69 Flamengo (local: ginásio da ABVRJ)
26/04 - Vasco da Gama 27 x 44 Botafogo (local: ginásio da ABVRJ)
29/04 - Club Municipal 75 x 62 Vasco da Gama (local: ginásio do Club Municipal)
08/05 - Vasco da Gama 55 x 66 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio da ABVRJ)
24/05 - Fluminense 64 x 62 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
21/06 - Vasco da Gama 55 x 88 Associação Macaé de Basquete (local: ginásio da ABVRJ)
29/06 - Vasco da Gama 73 x 47 Jacarepaguá (local: ginásio da ABVRJ)
07/08 - Vasco da Gama 52 x 61 Iguaçu (local: ginásio da ABVRJ)
21/08 - Flamengo 79 x 57 Vasco da Gama (local: Gávea)
31/08 - Associação Macaé de Basquete 96 x 46 Vasco da Gama (ginásio do Tênis Clube Macaé)
09/09 - Vasco da Gama 78 x 47 Club Municipal (local: ginásio da ABVRJ)
13/09 - Botafogo 36 x 52 Vasco da Gama (local: General Severiano)
20/09 - Tijuca Tênis Clube 89 x 54 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
25/09 - 19h: Vasco da Gama x Fluminense (local: ginásio da ABVRJ)
Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)
Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.
E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.
Fonte: CRVG - Em Todos os Esportes