Futebol

Vasco vence Paraná e volta a ser líder da Série B: 2 x 1 (vídeo)

O Vasco voltou a jogar em São Januário pela Série B do Campeonato Brasileiro e se não trouxe novos adornos à sua casa, reassumiu a liderança da competição ao derrotar o Paraná, nesta sexta-feira, por 2 a 1, com uma velha arma, a bola parada, e o brilho de sua joia: Philippe Coutinho.

Após um primeiro tempo em que foi dominado pelo oponente, o Gigante da Colina abriu o placar de pênalti. Na etapa final, após sofrer o empate logo no início, viu aparecer no jogo o meia de 17 anos, revelado pelo clube, que com habilidade e precisão foi fundamental na vitória - porém, acabou expulso.

Assim, o Vasco, após dois jogos sem vencer, foi a 46 pontos e está isolado na primeira posição (o Guarani venceu na abertura da rodada, terça, chegou a 43 pontos, e o tinha ultrapassado nos critérios de desempate). Já a equipe paranaense permaneceu com 28 pontos e segue em 12° lugar, só quatro pontos acima da zona de rebaixamento.

Atuando em casa, o Vasco prometia marcar por pressão e explorar a agilidade de seus jovens. Porém, com a defesa insegura e sem criatividade no meio-de-campo, viu o Paraná ser mais perigoso. Fernando Prass fez grande defesa em chute de Rafinha aos 27 minutos e Marcio Goiano acertado o travessão em cobrança de falta lateral aos 47 minutos.

Mas, sob as vaias da torcida no fim da etapa, o Vasco atacou com Ramon pela esquerda, que entrou na área e foi derrubado por Marcelo Toscano. E Elton, de pênalti, fez seu 11º gol na competição. A equipe fez 40% de seus gols na temporada de bola parada.

Só que, em 15 minutos, os torcedores cruzmaltinos viveram uma montanha-russa de emoções. A alegria com que iniciou a etapa final sumiu, logo aos cinco minutos do segundo tempo, quando Wellington Silva explorou a péssima noite do sistema defensivo, carregou a bola por praticamente toda o campo de defesa vascaíno e bateu de bico para empatar.

E aí apareceu Philippe Coutinho. Sumido durante todo o primeiro tempo, ele fez bonita jogada, com direito a lençol, aos dez minutos, ensaio para o ótimo passe feito aos 12 minutos, quando encontrou Robinho livre na grande área para apenas tocar na saída do goleiro Zé Carlos. O jovem acabou expulso aos 23 minutos.

Na Colina após dois jogos feitos no Maracanã, o Cruzmaltino, mesmo com um a menos, desperdiçõu chances claras com Nilton, Fernando e Allan antes do apito final, desta vez sob o canto feliz e os aplausos dos torcedores.

O Vasco volta a campo pela Série B do Brasileiro na próxima terça-feira, quando enfrenta o São Caetano, às 21h, no Estádio Anacleto Campanela. Já o Paraná recebe, no mesmo dia, mas às 19h30, o Juventude, em Curitiba (PR).

FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 X 1 PARANÁ


Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 11/9/2009 - 21h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)
Renda/público: R$ 96.095,00 / 9.614 pagantes
Cartões amarelos: Mateus, Elton, Philippe Coutinho, Nilton, Ramon, Amaral e Adriano (VAS); Montoya, Adoniran, Davi, Marcelo Toscano e Dedimar (PAR)
Cartões vermelhos: Philippe Coutinho, 23\"/2°T (VAS)

GOLS: Elton, 49\"/1°T (1-0); Wellington Silva, 5\"/2°T (1-1); Robinho, 12\"/2°T (2-1)

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Gian, Vilson e Ramon; Nilton, Mateus (Amaral, intervalo), Allan e Philippe Coutinho; Robinho (Adriano, 20\"/2°T) e Elton (Fernando, 36\"/2°T). Técnico: Dorival Júnior.

PARANÁ: Zé Carlos, Dedimar, Montoya e Freire; Marcelo Toscano, Adoniran (Wando, 30\"/2°T), Luiz Henrique, Davi (Kléber, 14\"/2°T) e Márcio Goiano (Fabinho, 23\"/2°T); Rafinha e Wellington Silva. Técnico: Ageu Gonçalves.

Fonte: Lancenet / ge