Futebol

Philippe Coutinho assume papel de herói e vilão na vitória do Vasco contra o

Ainda bem que não comprometeu. Philippe Coutinho poderia passar de herói a vilão, mas, felizmente para o novamente líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco venceu o Paraná por 2 a 1, nesta sexta-feira, em São Januário, pela 23ª rodada da Série do Campeonato Brasileiro. Foi do meia o passe para Robinho assegurar o triunfo. Porém, logo depois, o jovem foi expulso, mas a equipe conseguiu resistir e chegar aos 46 pontos. Já a equipe visitante segue com 28.

As duas equipes voltam a campo na próxima terça-feira.

O líder da competição enfrentará o São Caetano, às 21h, no Anacleto Campanella. O Paraná tentará a reabilitação diante do Juventude, às 19h30, no Durival de Brito.

A posição na tabela de classificação sugeria que o Paraná ficaria na defensiva e esperaria o Vasco no seu campo de defesa. Porém, era a equipe visitante que tomava as rédeas da partida. O Cruzmaltino não conseguia trocas passes e o time era facilmente marcado.

A equipe do Paraná usava velocidade e perdeu duas oportunidades antes dos 30 minutos. Marcelo Toscano e Rafinha perderam excelentes oportunidades. Fernando Prass apareceu bem em ambas.

Enquanto isso, o Vasco não conseguia se encontrar. A equipe carioca só chegava por intermédio das investidas de Ramon pela esquerda. Philippe Coutinho não achava seu espaço no campo e os atacantes cruzmaltinos ficavam isolados na frente. Porém, em um lance de infantilidade de Marcelo Toscano, que fez pênalti em Ramon, o time da casa chegou ao gol quando a torcida já ensaiava algumas vaias.

Logo no começo do segundo tempo, o placar passou a ser justo. Depois de uma falha e passe da zaga do Vasco, Wellington Silva seguiu sem ser importunado por Amaral e venceu Fernando Prass, aos cinco minutos.

A partir daí, Philippe Coutinho resolveu dar às caras. O jovem fez grande jogada e Robinho só deslocou do goleiro. A torcida retomou a festa bonita que fazia em São Januário. Contudo, os 17 anos da jóia carioca aflorou aos 24. Depois de falta infantil, o meio-campo acabou sendo expulso.

Inferiorizado, o Vasco chegou a perder três oportunidades claras par decidir a fatura. Depois resistiu bravamente a pressão da equipe paranista e acabou conquistando mais uma vitória no seu retorno ao estádio de São Januário, que mais uma vez foi palco de festa da torcida cruzmaltina.

VASCO 2 x 1 PARANÁ

Vasco
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Gian, Vilson e Ramon; Nilton, Mateus (Amaral), Alan e Philippe Coutinho; Robinho (Adriano) e Elton (Fernando)
Técnico:Dorival Júnior

Paraná
Zé Carlos; Freire, Dedimar e Montoya ; Marcelo Toscano, Adoniram (Wando), Luis Henrique, Davi (Cleber) e Márcio Goiano (Fabinho); Rafinha e Welington Silva
Técnico:Ageu Gonçalves

Data: 11/09/2009 (sexta-feira)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luis Carlos Silva (BA) e Adson Marcos Lopes (BA)
Cartões amarelos: Mateus, Elton, Nilton, Ramon, Adriano, Amaral e Philippe Coutinho (Vasco); Montoya, Marcelo Toscano, Dedimar, Adoniram e Davi (Paraná)
Cartão vermelho: Philippe Coutinho, aos 24 minutos do segundo tempo
Gols: Elton, aos 49 min do primeiro tempo; Welington Silva, aos 5min, Robinho aos 11 min do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte