Futebol

Vasco vence e empurra a Portuguesa para a zona de rebaixamento

No dia do aniversário de 110 anos do clube, foi Alex Teixeira que deu presente para o Vasco. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 do time carioca sobre a Portuguesa, nesta quinta-feira, no estádio Antônio Guimarães, em Santa Barbara D\"Oeste-SP.

Com o resultado, o Vasco chegou a sua primeira vitória fora de casa, soma 25 pontos e se tranquilizou em relação a zona de rebaixamento. Já a Lusa segue com 22 e voltou a figurar entre os piores da competição nacional.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
1min - A defesa vascaína bobeia depois de um cruzamento da direita e a Portuguesa acerta uma bola na trave. Fellype Gabriel foi quem quase abriu o marcador para a Lusa.
8min - Edno cobra falta com força e a bola passa muito perto da trave esquerda do goleiro Roberto, do Vasco.
11min - Madson arrisca o primeiro chute do Vasco na partida. Mas o chute do apoiador não leva muito perigo ao gol da Portuguesa.
40min - O cabeça-de-área Jonílson recua uma bola para o goleiro do Vasco, mas ela toca em seu pé antes de Roberto defender. O árbitro marca infranção. Na cobrança, Edno acerta mais uma bola na trave do Vasco.
SEGUNDO TEMPO
12min GOOOLLL DO VASCO!!!! - Alex Teixeira faz bela jogada individual e acerta um belo chute no canto direito do goleiro da Portuguesa.
26min - Madson cobra falta pela direita, mas o Rodrigo Antônio cabeceia para fora. O Vasco perde uma boa oportunidade.
34min - De dentro da área do Vasco, Bruno Rodrigo acerta um belo chute. O goleiro Roberto defende com segurança.
45min - Edmundo entra na área, dribla um zagueiro, mas chuta em cima do goleiro da Portugeusa .

PÁGINA DA PORTUGUESA
PÁGINA DO VASCO
PÁGINA DO BRASILEIRO 2008
As duas equipes voltam a campo no domingo. A equipe do Canindé visitará o Palmeiras, às 16h, no Pacaembu. Já o time da Colina fará o clássico carioca contra o Botafogo, às 18h10, no Maracanã.

Como combinado, a partida teve o pontapé inicial do nadador César Cielo, medalhista de ouro nos 50 metros nado livre das Olimpíadas de Pequim. O atleta, natural da cidade, acabou sendo presenteado com camisas das duas equipes.

O jogo

Logo no primeiro minuto do confronto, a Portuguesa quase abriu o marcador. Fellype Gabriel acertou a trave direita do goleiro Roberto. Este já era o indício de que a equipe comandada por Valdir Espinosa seria mais participativa no ataque na etapa inicial.

Enquanto a equipe paulista apostava nas bolas alçadas para a área adversária, o Cruzmaltino não oferecia grande perigo ao gol inimigo. Com isso, a torcida presente ao estádio pedia em alto e bom som pela entrada do atacante Edmundo, que estava no banco de reservas.

Porém, o técnico Tita não atendeu aos apelos vindos da arquibancada e foi a Portuguesa que novamente ameaçou. Aos 40, Edno acertou um chute violento na trave após recuo do volante Jonílson, que comentou o lance ao final da primeira etapa.

"O árbitro marcou o recuo, mas eu não fiz isso. Felizmente não tomamos o gol. Agora, temos de voltar com atenção para a segunda etapa e atacar mais", disse.

O meia Edno também deixou o seu parecer sobre a primeira etapa e criticou duramente o gramado e os torcedores: " É muito fácil quem está de fora reclamar. Eu quero ver vir aqui e jogar. Este gramado é vergonhoso", atacou.

Alex Teixeira concede o presente de aniversário ao Vasco

Ambos os times sofriam com o gramado ruim e o jogo seguia de baixa qualidade técnica. Porém, em um lampejo de genialidade de seu jovem, o Vasco chegou ao gol por intermédio do jovem Alex Teixeira, aos 14 minutos do segundo tempo.

Com o gol sofrido, a Lusa partiu para o ataque, porém, de forma desordenada e afobada. Enquanto isso, o Vasco tentava explorar os contra-ataques através da velocidade do meia Madson e das investidas de Wagner Diniz.

Aos 35, Bruno Rodrigo quase empatou, mas Roberto fez boa defesa. Um minuto mais tarde, Edmundo entrou no lugar de Madson e, com isso, o Vasco apenas tocou a bola e esperou o apito final de Sandro Meira Ricci.

Ficha técnica

PORTUGUESA
André Luis, Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Ediglê e Bruno Teles (Bruno Recife); Dias (Erik), Carlos Alberto (Vaguinho), Edno e Fellype Gabriel; Jonas e Washington.
Técnico: Valdir Espinosa

VASCO
Roberto, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Edu; Jonílson, Rodrigo Antônio, Marquinho e Alex Teixeira (Vilson); Madson (Edmundo) e Alan Kardec (Jean).
Técnico: Tita

Data: 20/08/2008 (quarta-feira)
Local: Antônio Guimarães, em Santa Barbara D\"Oeste-SP
Público: 1.799 pagantes
Renda: R$ 14.040
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Evandro Gomes Ferreira (DF)
Cartões amarelos: Edno, Dias, Bruno Teles (Portuguesa); Alex Teixeira (Vasco)
Gols: Alex Teixeira, aos 14 minutos do segundo tempo

Fonte: UOL Esporte