Mercado

Vasco terá tecnologia ao seu lado para regularizar Victor Ramos

No último minuto de hoje se encerra o prazo para as transferências de jogadores do exterior para o Brasil. Com isso, os clubes correm contra o tempo para fecharem com os reforços para a sequência do Brasileiro.

Para que os jogadores sejam anunciados a tempo, é preciso vencer entraves médicos, contratuais e burocráticos. Porém, desde o ano passado, tornou-se possível fechar negociações com maior velocidade graças a um procedimento eletrônico denominado Transfer Match System (TMS), que significa Sistema de Combinação de Transferência (leia o quadro ao lado).

– Foi esse sistema que permitiu que os clubes contratassem jogadores de última hora, como vem ocorrendo agora. Para que as transações eletrônicas sejam validadas, no entanto, as informações enviadas pelos clubes envolvidos devem coincidir – disse Eduardo Carlezzo, advogado especialista em direito esportivo (leia mais ao lado).

Os protocolos de conclusão das negociações precisam estar de posse da CBF até as 23h59 de hoje, para que as contratações sejam validadas. Mesmo que os documentos não cheguem a tempo, é preciso que estejam dentro do prazo e horário preestabelecidos.

EXCEÇÃO

Caso um clube queira contratar um jogador do exterior após este prazo, há apenas uma opção.

– A exceção fica por conta dos jogadores cujo contratos se encerram antes do fim da janela no Brasil, ou seja, que estejam sem clube – explicou Carlezzo.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance