Vasco tenta ir à forra contra o Botafogo
Cuca estreou pelo Botafogo justamente no clássico contra o Vasco, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E saiu vencedor: 4 a 1. Neste domingo, Renato Gaúcho tenta ir à forra quando os dois rivais novamente se enfrentam, às 18h10m, no Maracanã, pela 26ª rodada. O Premiere 6 transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos.
Tidos como promissores técnicos da nova geração, Renato Gaúcho e Cuca nunca jogaram juntos, mas se dizem amigos. De ambos os lados, o discurso é de respeito. O Vasco, em sexto lugar com 37 pontos, está há sete jogos sem vitória - cinco pelo Brasileiro, dois pela Copa Sul-Americana. O Botafogo, em 12º, com 33 pontos, vem de vitória sobre o Juventude: 2 a 1.
- O Botafogo subiu bastante sob o comando do Cuca - lembra Renato.
- O fato de o Renato ter a certeza de que não será demitido caso o time entre em uma seqüência sem vitórias facilita - responde o técnico alvinegro.
Para levar a melhor sobre o amigo no clássico, Renato Gaúcho deve escalar o Vasco novamente no 4-5-1, esquema que, segundo ele, funcionou muito bem no empate de 1 a 1 com o Corinthians, quarta-feira passada, no Pacaembu. O atacante Leandro Amaral está relacionado, mas deve ficar no banco. O lateral-direito Claudemir e o zagueiro Carlão seguem no time nos lugares dos machucados Wagner Diniz e Jorge Luiz.
- É sempre bom vencer um clássico. Se a gente somar três pontos, temos 90% de chance de voltar à zona de classificação para a Copa Libertadores - aposta Renato.
No Botafogo, Cuca ainda não sabe o time que vai a campo. Sem poder contar com a dupla de zaga titular - Juninho está suspenso e Asprilla entregue ao departamento médico - ele ainda tem dúvida entre o volante Ataliba e o meia Thiago Marin, que vem sendo um dos destaques.
- Tudo depende do time do Vasco. Ainda não sei se escalo o time mais para defesa ou mais para o ataque. Mas de qualquer forma vamos buscar o gol os 90 minutos - garante.
Em 2006, além da vitória no turno, o Botafogo levou a melhor sobre o Vasco também no Campeonato Carioca, ganhando por 5 a 3.
VASCO X BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24/9
Horário: 18h10m
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa SP)
Assistentes: Valter José dos Reis (Fifa SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
VASCO
Cássio, Claudemir, Fábio Braz, Carlão e Diego; Ygor, Andrade, Amaral, Ramon e Morais; Jean
Técnico: Renato Gaúcho
BOTAFOGO
Lopes, Ruy, Rafael Marques, Felipe Saad e Junior Cesar; Ataliba (Thiago Marin), Diguinho, Claiton e Zé Roberto; Reinaldo e Lima (Jefferson Feijão)
Técnico: Cuca