Vasco tem o melhor início desde 1999
A fase anda mesmo boa para o Vasco na temporada. Além de manter uma invencibilidade de 11 partidas, a vitória sobre o Grêmio no último domingo levou o clube a alcançar uma importante marca em Campeonatos Brasileiros.
Esta é a melhor campanha do clube na competição nacional desde o ano de 1999. Na ocasião, em quatro partidas disputadas, o clube somou os mesmos oito pontos desta edição do torneio. No entanto, teve melhor saldo de gols, marcando cinco e sofrendo dois.
Nem mesmo em 2000, ano do último título brasileiro conquistado pela equipe, o retrospecto inicial foi tão favorável. Contando com jogadores como Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller e Romário, o time alcançou o sétimo ponto na quarta partida, após a vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, em São Januário.
Em 2001, o time conquistou uma vitória, dois empates e uma derrota. Na temporada seguinte, sem Romário, o Gigante da Colina venceu na estréia o Figueirense por 2 a 0 e acumulou três derrotas em seqüência, para Grêmio, Atlético-PR e Gama.
Já em 2003, o Vasco repetiu a campanha de dois anos antes, somando cinco pontos nos quatro primeiros jogos. No Brasileirão de 2004, o clube registrou sua pior campanha do período, ao conseguir apenas um empate por 1 a 1 diante do Atlético-MG e três derrotas por 1 a 0, para Criciúma, Guarani e Fluminense.
No ano passado, os resultados do início da temporada conquistados em campo foram alterados pela Justiça Desportiva durante a competição. Na partida de estréia, o time visitou o Brasiliense e empatou por 2 a 2, com gols de Romário e Alex Dias.
No entanto, o clube da capital do país foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não ter atuado com os portões do estádio Serejão fechados, devido a uma punição anterior. Desta forma, o STJD decretou vitória do Vasco por 1 a 0.
Outra partida que teve seu resultado modificado foi o clássico ante o Botafogo, em São Januário. Em confronto válido pela terceira rodada do torneio nacional, o arqui-rival derrotou o Gigante da Colina pelo placar de 1 a 0.
Apesar disso, a partida foi uma das anuladas devido ao escândalo da arbitragem, pois havia sido apitada por Edílson Pereira de Carvalho, pivô do esquema de manipulação de resultados. Em novo jogo, o Vasco venceu por 1 a 0.
Considerados os resultados alterados pela Justiça Desportiva, o time alcançou sete pontos nas primeiras quatro partidas, retrospecto ainda inferior ao de 2006.
- SuperVasco