Futebol

Vasco perdeu últimas decisões por pênalti

RIO DE JANEIRO - Se o clássico entre Vasco e Fluminense terminar empatado neste sábado, às 18h30m, no Maracanã, a decisão da vaga para a final da Taça Rio será na disputa de pênalti. E o retrospecto do Vasco não é muito animador. O Time da Colina foi derrota pelos rivais cariocas nas últimas três disputas. E curiosamente todas aconteceram à direita das cabines de rádio, onde fica a torcida cruzmaltina.

A série negativa começou em 2005 na semifinal da Taça Rio contra o Fluminense. Após um empate de 1 a 1 no tempo normal, com gols de Gabriel e Marco Brito, a partida foi para os pênaltis. O Fluminense marcou primeiro com Juan. Marco Brito respondeu com categoria. Alan fez o segundo. Romário empatou. Tuta fez o terceiro tricolor. Claudemir deixou tudo igual. Alex marcou o quarto. Coutinho bateu com categoria e empatou novamente. Em seguida, Gabriel perdeu, mas o árbitro mandou voltar, pois o goleiro Fabiano Borges, do Vasco, se adiantou. Na repetição, o lateral marcou. Alex Dias empatou.

Marcão abriu as cobranças e fez 6 a 5. O zagueiro Fabiano empatou. Arouca fez o sétimo. Rafael igualou. Radamés marcou 8 a 7. Foi quando Jean bateu o oitavo e Kléber defendeu. Porém, o goleiro estava adiantado e o árbitro também mandou voltar. Na segunda cobrança, Kléber defendeu novamente e garantiu a classificação do Fluminense.

A segunda derrota vascaína foi na semifinal da Taça Guanabara de 2007 para o Flamengo. Após o empate de 1 a 1, gols de Obina e Marcelinho, o jogo foi para os pênaltis. Leandro Amaral bateu e fez 1 a 0 para o Vasco. Renato encheu o pé e acertou o travessão. Mas em seguida Dudar cobrou e Bruno defendeu com os pés. Leonardo Moura empatou para o Flamengo. Amaral bateu para fora. Renato Augusto fez 2 a 1 para o Fla. Diego cobrou rasteiro e Bruno defendeu novamente. E em seguida Souza marcou 3 a 1 e deu a vaga ao Rubro-negro.

A última derrota vascaína nos pênaltis foi para o Botafogo na semifinal da Taça Rio do ano passado. Após um eletrizante empate de 4 a 4 no tempo normal, gols de Renato, Abedi, Jorge Luiz e Allan Kardec para o Vasco e Luciano Almeida, Zé Roberto, Dodô e Lucio Flavio para o Botafogo, a partida foi para as penalidades. Dodô fez o primeiro do Botafogo. Morais chutou forte no meio do gol e Julio César defendeu. O zagueiro Juninho fez 2 a 0 para o Alvinegro. Em seguida, Dudar chutou para fora. Juca fez o terceiro do Botafogo. Roberto Lopes, enfim, fez o primeiro gol vascaíno. Mas Luciano Almeida fez 4 a 1 para o Fogão, que se classificou para as final.

Treino para mudar o retrospecto

Nos últimos dias, o técnico Antônio Lopes colocou os jogadores para treinarem bastante as cobranças. Morais, Edmundo, Alan Kardec, Tiago e Leandro Bomfim são os principais cobradores do time. Além disso, o goleiro Tiago tem um bom histórico como "pegador" de penalidades na Portuguesa.

- Pênalti é competência. Não tem essa história de sorte ou loteria. Tem que estar tranqüilo e bater firme. Se o cobrador chutar bem no canto e com força não tem como o goleiro pegar - disse Tiago.

Fonte: ge