Torcida

Vasco ocupa a 15ª colocação em média de público no Brasileiro

Dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo mantém no Campeonato Brasileiro deste ano um título que seus fãs não deixam o Rubro-Negro carioca perder: o de clube com maior média de público do país. Depois de 25 rodadas do Nacional-2008, o bicampeão carioca lidera o ranking de torcedores pagantes nos jogos em que foi mandante, com 38.746 por jogo.

A boa campanha no torneio faz o Grêmio ser o mais próximo perseguidor do Flamengo nesta disputa. O líder do Brasileirão levou mais de 30 mil torcedores em média nos jogos disputados no Olímpico (30.418).

Em terceiro lugar no campeonato, o Cruzeiro ocupa a mesma posição em presença de torcedores (22.826). O Sport completa o "G-4 da torcida", com 21.655 fãs por partida. Internacional e Coritiba também estão na faixa de 21 mil aficionados.

As cidades do Rio de Janeiro (com Flamengo e Botafogo) e Curitiba (Atlético-PR e Coritiba) são as que possuem mais clubes entre os dez primeiros: dois times cada. O Palmeiras (em nono lugar) é o único representante de São Paulo.

Três clubes com títulos brasileiros nos currículos e de grandes torcidas, mas ameaçados de rebaixamento, estão na parte inferior na lista. Fluminense, Vasco e Santos ocupam modestos 14º, 15º e 16º lugares, respectivamente.

Nas duas últimas posições, os dois piores colocados no Brasileirão, em colocações invertidas. Último lugar na tabela de classificação, a Portuguesa possui a segunda menor média de público da competição, com apenas 4.231 torcedores. Melhor apenas que o número do Ipatinga. O penúltimo colocado leva somente 3.922 pessoas a cada partida que disputa no Ipatingão.

A torcida do Náutico tem apoiado o time nos Aflitos As colocações mudam significativamente quando leva-se em conta a relação da média de torcedores e da capacidade dos estádios em que os clubes atuam como mandantes. Na luta para permanecer na elite do futebol nacional em 2009, o Náutico tem o maior índice de ocupação, com a média de 74% dos lugares dos Aflitos com torcedores.

O fato do Timbu ter o "estádio mais cheio" do Nacional, proporcionamente, é favorecido por programa do Governo de Pernambuco, que adquire 10 mil ingressos em todas as partidas do clube em casa. As entradas são trocadas por notas fiscais emitidas pelo comércio. O mesmo vale para o Sport, com um número maior de bilhetes (15 mil).

O Náutico supera por pouco o Atlético-PR, que tem 73% dos lugares ocupados a cada jogo na Arena da Baixada. Sport, Grêmio e Coritiba completam o grupo dos cinco melhores no ranking.

Na lanterna está o Fluminense. Uma conseqüência direta do mau desempenho do Tricolor carioca na competição. Os jogos da equipe no Maracanã tem índice de 14% de ocupação.

Fonte: Globo Esporte.com