Futebol

Vasco não tem bom retrospecto na Copa do Brasil

Após a derrota para o Botafogo, o Vasco viu sua chance de encerrar o jejum de Campeonatos Cariocas ser adiada em mais um ano. Agora, disputando apenas a Copa do Brasil, chegou a hora de o time imitar a torcida, fazendo jus ao lema “O sentimento não pode parar” e voltar suas atenções à competição. Amanhã, contra o Central de Pernambuco, em Caruaru, não estará em jogo apenas a vaga na próxima vaga do torneio, mas também a tradição cruzmaltina de disputar títulos. Sem levantar um caneco desde 2003, quando venceu o Estadual, se o Gigante da Colina quiser chegar ao topo mais uma vez, não terá nem tempo de remoer a goleada sofrida no sábado.

Após a folga de domingo, o elenco se reapresentou na manhã de ontem, em São Januário, e retomou as atividades. A comissão técnica fez questão de se reunir com os jogadores e teve uma conversa de cerca de meia hora com o grupo. À tarde, a delegação cruzmaltina embarcou para Recife, de onde foi de ônibus para Caruaru, local do jogo que marca o recomeço da busca do clube por títulos.

“Temos que esquecer a derrota e não podemos deixar o jogo de sábado nos abalar. Vamos procurar mostrar que somos um grupo forte, dar a volta por cima e ir em busca da vitória. Quem colocar o manto sagrado, que é a camisa do Vasco, tem que pensar a todo momento em títulos. Estamos preparados e a Copa do Brasil é muito importante para nós”, disse o zagueiro Titi, mostrando que a mentalidade do time está alinhada com a busca de novas conquistas.

Histórico na competição
A Copa do Brasil é a única competição de grande porte do futebol brasileiro que o Vasco ainda não conquistou. O histórico cruzmaltino nessa competição também não é dos melhores. Em 2009 será realizada a 21ª edição do torneio e o Gigante da Colina conseguiu chegar em uma de suas finais apenas uma vez, numa decisão que a maioria dos vascaínos prefere apagar da memória. Na ocasião, em 2006, a equipe encarou o arqui-rival Flamengo na final e foi derrotado nas duas partidas: 2 a 0 na primeira e 1 a 0 na segunda.

No ano passado, mais um trauma. Depois de uma participação apagada no Campeonato Carioca, o time chegou às semifinais da Copa do Brasil e foi derrotado pelo Sport na Ilha do Retiro por 2 a 0. No jogo de volta, o Gigante da Colina chegou a reverter o placar e levar a partida para os pênaltis. Apesar da euforia do empate conquistado nos minutos finais, a equipe acabou derrotada por 5 a 4 pelos pernambucanos com direito a uma cobrança desperdiçada por um dos maiores ídolos da Colina, o atacante Edmundo. Depois do rebaixamento no ano passado, se há uma hora para reverter esse quadro, é agora.

Fonte: Jornal dos Sports