Futebol

Vasco não fica entre as oito melhores equipes da Copa do Brasil há 8 anos

O Vasco caiu na Copa do Brasil ao perder nas penalidades para o ABC após empate no tempo normal. Trata-se, portanto, da segunda eliminação consecutiva do Cruz-Maltino na segunda fase do torneio. O Cruz-Maltino não tem um bom retrospecto recente na competição. Afinal, a última vez em que ficou entre as oito melhores foi em 2015.

Na ocasião, foi eliminado ao levar a pior na disputa com o São Paulo. Na última temporada, a queda também veio após cobranças de pênaltis. E diante de outra equipe do Nordeste, o Juazeirense.

Aliás, outro vexame do Cruz-Maltino no torneio contra uma equipe da região, ocorreu na edição de 1995, quando caiu para o Baraúnas (RN), nas oitavas de final. Em 32 participações, dez eliminações foram contra clubes nordestinos, com destaque para o Vitória, responsável por três delas.

A propósito, analisando os confrontos com o último adversário na Copa do Brasil, o Vasco enfrentou o ABC em oito oportunidades. O Alvinegro potiguar foi o responsável pela saída do Cruz-Maltino do torneio, duas vezes, em 2014 e 2023, nas oitavas e segunda fase, respectivamente.

Números do Vasco na Copa do Brasil

Por sinal, o clube de São Januário acumula outros vexames. Como, por exemplo, diante do 15 de Novembro (RS), em 2004, e o Gama, em 2007. O maior algoz do Vasco na competição é o Cruzeiro. Afinal, a Raposa já eliminou os cariocas em quatro oportunidades.

A fase em que  Cruz-Maltino mais se despediu na Copa do Brasil, foram as oitavas. Ainda assim, o clube carioca conseguiu chegar as semifinais três vezes consecutivas em 1993,1994 e 1995.

O clube de São Januário possui duas finais da competição no currículo. Perdeu a primeira para o Flamengo, em 2006, e venceu a segunda contra o Coritiba, em 2011.

Além disso, o clube de São Januário acumula 196 partidas no torneio, sendo 100 vitórias, 61 empates e 35 derrotas. Com, 340 gols marcados e 205 sofridos.

Fonte: Jogada 10