Futebol

Vasco não bate os catarinenses desde 2006

O jogo deste sábado no Orlando Scarpelli entre Figueirense e Vasco será o vigésimo entre as duas equipes. Os times se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro em 15 oportunidades, além de quatro amistosos e uma partida pelo Triangular Imprensa. O retrospecto mostra a vantagem dos cariocas sobre os catarinenses - sete vitórias, 10 empates e três derrotas vascaínas. O último triunfo cruzmaltino, no entanto, aconteceu em 2006, em São Januário. Esta é a primeira vez que as equipes se enfrentam pela Série B.

Em 2007, foram dois empates e, em 2008, duas vitórias catarinense. Ironicamente, o maior artilheiro do Alvinegro catarinense contra os vascaínos em campeonatos brasileiros é o atacante Edmundo, ídolo cruzmaltino, que marcou quatro gols. O lateral Paulo Sérgio e o meia Bilu foram os que mais atuaram, cada um jogou seis vezes contra os cariocas.

O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu na estreia do Figueirense no Campeonato Brasileiro, em 2 de dezembro de 1973, terminando com um empate por 0 a 0. O último encontro entre os clubes, em 4 de outubro de 2008, terminou com goleada do time de Florianópolis - 4 a 2 - em São Januário, no Rio de Janeiro.

O duelo também é marcado pelo equilíbrio no número de gols marcados e sofridos pelas duas equipes na competição nacional. Tanto Figueirense quanto o Vasco marcaram 22 gols em confrontos pelo Brasileirão.

A maior goleada aconteceu no Brasileiro de 2005. O Figueira goleou o Vasco por 5 a 1, em 16 de novembro, com um show de Edmundo, que marcou três vezes no Orlando Scarpelli.

Fonte: ge