Futebol

Em busca de gols

Há pouco mais de sete horas sem marcar um gol, o Vasco vai encarar o Figueirense neste sábado, às 16h10m (horário de Brasília), no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela oitava rodada da Série B. Com Carlos Alberto de volta ao time e atuando no ataque, os cariocas querem quebrar um jejum de quatro jogos sem vitória na competição nacional. Foram três empates e uma derrota. Acompanhe a partida ao vivo pela TV Globo e pela Rádio Globo AM e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Enquanto o Vasco aposta no retorno de sua principal estrela, que vai atuar ao lado do estreante Robinho e do camisa 7 Alex Teixeira. O Figueira vai na onda do atacante Rafael Coelho, artilheiro dos catarinenses na Série B com sete gols em sete partidas. Além disso, o meia Pedrinho, que esteve no elenco vascaíno rebaixado à Série B no ano passado, vai reencontrar o clube que o revelou no final da década de 90. Os cariocas ocupam a sexta colocação na competição, com 12 pontos. Os donos da casa estão em 11º, com dez.

Sem Elton, mas com Dorival no banco

Dorival Júnior teve alguns problemas para montar a equipe vascaína. Sem o zagueiro Gian, recuperando-se de um problema na coxa, e os atacantes Elton, suspenso, e Rodrigo Pimpão, com uma lesão no joelho direito, o treinador decidiu inovar e apostou na escalação de Carlos Alberto como centroavante. Além disso, Robinho, contratado ao Volta Redonda após a disputa do Campeonato Carioca, vai fazer a sua estreia com a camisa cruzmaltina.

O treinador vascaíno também vai promover o retorno de Alex Teixeira, que teve uma atuação razoável contra o Guarani, em Campinas. Após uma semana com a seleção brasileira sub-20, o jogador foi reintegrado ao elenco e vai ser escalado entre os titulares. Philippe Coutinho, que estreou nos profissionais no empate em 0 a 0 com o Duque de Caxias, na semana passada, em São Januário, vai ficar no banco de reservas.

Para Dorival, que vai ficar no banco de reservas graças a um efeito suspensivo obtido pelo departamento jurídico, o Vasco precisa se encontrar na Série B. Segundo o treinador, um resultado positivo pode dar início à arrancada da equipe na competição.

- Talvez não seja fundamental, primordial, conseguir a vitória, mas é importante que ela venha a acontecer. É um campeonato de regularidade. Você precisa ter resultados em sequência para que busque uma melhor condição dentro da competição. Esses são momentos em que o lado emocional tem um peso muito grande e os três pontos seriam importantes para nós - disse Dorival.

Figueira aposta nas bolas paradas

Com a diferença de pontos pequena na tabela, o Figueirense tenta se aproveitar do jejum de gols do time cruzmaltino e recebe os cariocas de olho na possibilidade de se aproximar do grupo de classificação para a elite do Brasileirão. Embalado pela vitória sobre o Paraná, que interrompeu a sequência de quatro jogos sem triunfos, o time catarinense conta, ainda, com os gols de Rafael Coelho - que já marcou sete vezes na Segundona e é um dos vice-artilheiros da competição.

Para a partida, apenas Bruno Perone desfalca a equipe catarinense, devido a uma tendinite na coxa direita. O zagueiro Toninho, recuperado de lesão, está à disposição do técnico Roberto Fernandes.

No último treino antes do confronto com o Gigante da Colina, o comandante alvinegro trabalhou intensivamente jogadas de bola parada.

FIGUEIRENSE VASCO
Wilson, Lucas, João Filipe, Toninho e Egídio; Roger, Ale, Pedrinho e Fernandes; Paulo Sérgio e Rafael Coelho. Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vílson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima, Alex Teixeira; Robinho e Carlos Alberto.
Técnico: Roberto Fernandes. Técnico: Dorival Júnior.
Estádio: Orlando Scarpelli. Data: 26/06/2009. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS). Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS).
Transmissão: A TV Globo transmite a partida. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h (de Brasília).

Fonte: ge