Futebol

Vasco leva vantagem em brasileiros eliminados na Libertadores

Com o aumento no número de times e também o crescimento do interesse dos clubes nacionais na competição, confrontos entre brasileiros na fase final da Libertadores se tornaram comuns a partir da década de 90. Nesta noite, Corinthians e Vasco entram em campo para a definição de mais um destes duelos, valendo vaga nas semifinais. Desta vez, os paulistas tentarão se desapegar do retrospecto contra rivais do mesmo país, enquanto os cariocas tentarão relembrar justamente a sua melhor participação no torneio sul-americano.

Em sua décima Libertadores, o Corinthians só conseguiu eliminar um brasileiro em fases finais da competição. Por outro lado, o time alvinegro acabou caindo para rivais nacionais em outras quatro ocasiões. A vitória veio no ano 2000, contra o Atlético-MG. Na ocasião, os paulistas seguraram um empate por 1 a 1 em Belo Horizonte e venceram por 2 a 1 em São Paulo para avançar às semifinais.

O problema é que logo na fase seguinte outro brasileiro estragou o sonho do título corintiano. Diante do Palmeiras, uma vitória por 4 a 3 e uma derrota por 3 a 2. Nos pênaltis, o Corinthians acabou eliminado, com a famosa defesa de Marcos na cobrança de Marcelinho Carioca.

O Palmeiras já havia sido o algoz alvinegro nas quartas de final de 1999, de novo nos pênaltis. Nas duas ocasiões, o técnico alviverde era Luiz Felipe Scolari. O curioso é que Felipão foi justamente o responsável pela primeira eliminação do Corinthians para um brasileiro. Em 1996, ele comandava o Grêmio e tirou o time alvinegro nas quartas de final.

\"Diego

Diego Souza e Paulinho são algumas das esperanças de Vasco e Corinthians
Crédito da imagem: Divulgação

Fonte: ESPN Brasil